20 abril 2011

Produtos: Tetra Cichlid Sticks

Sekai Scaping
Olá,

Neste post de avaliação de produtos vou apresentar a Tetra Cichlid Sticks, uma ração específica para ciclídeos onívoros de médio porte que se alimentam na superfície.



Apresentação - Potes de 75g - 160g - 320g
  Tampa - Rosca

Sekai Scaping
Os sticks mudam de acordo com a apresentação, no pote de 160g os sticks tem aproximadamente 2cm de comprimento e no pote de 75g tem metade do comprimento.
Não sei qual o motivo de tal diferença sendo que as duas versões tem o rótulo idêntico, mas é fácil partir os sticks para peixes menores.

Sekai Scaping
Tamanho médio dos sticks, podem ser partidos ao meio com facilidade.

Dica - A partir do momento em que o pote de ração é aberto as vitaminas começam a se deteriorar por causa da ação da luz e do ar. O ideal é comprar potes pequenos que sejam consumidos em poucos meses. Com potes muito grandes o ideal é dividir em porções menores logo depois de remover o lacre. Sempre guardar a ração em invólucros hermeticamente fechados, em um local seco e escuro, assim você manterá o alimento sempre fresco e nutritivo até o fim da validade.


Formato - Sticks

Quantidade sugerida pelo fabricante - Alimentar duas ou três vezes por dia com uma quantidade que seja consumida em poucos minutos.

Sekai Scaping
Não são apenas os valores nutricionais que interessam, o formato também conta.
Existem diversas formas de moldar a ração: flocos, grãos, chips, tabs, sticks, liofilizados e etc. Cada forma visa suprir as necessidades de peixes de tamanhos e hábitos alimentares diferentes. Escolher a opção correta dá resultados visíveis, pois até a aceitação do alimento muda.
Uma ração de flocos ou de pequenos grãos não tem tamanho satisfatório para um peixe de 10cm ou 15cm, é aí que entra a apresentação em sticks (bastões).

Os sticks bóiam, pois os ciclídeos médios e grandes também se alimentam na superfície. A embalagem indica que a ração é adequada para peixes como o Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki) e o Convict (Amatitlania nigrofasciata). Para peixes que não sobem é melhor escolher uma ração que afunda.


Sekai Scaping
O fabricante recomenda peixes e destaca os benefícios da ração.

Atraí-los para cima cria boas oportunidades de interação com o aquarista, eu ensinei meus peixes a pegar os sticks na minha mão. Se eu segurar o stick um pouco acima da superfície o mais empolgado até salta para conseguir a comida.


Analisando os Níveis de Garantia

Extrato Etéreo (Mín.) 8%
O extrato etéreo indica a quantidade de gordura da ração.
Este valor deve ser baixo, sendo que acima de 8% já é considerado alto.
A Tetra Cichlid Sticks está no limiar entre o aceitável e o excesso.

Matéria Fibrosa (Máx.) 2%
Este valor deve ser o mínimo possível para peixes onívoros e carnívoros, pois tem baixa capacidade de digerir fibras.
Comparando com outras rações de marcas similares, está na média, entre 2 e 4%.

Proteína Bruta (Mín.) 46%
Esta taxa de proteína é considerada alta, o que é bom e está de acordo com a dieta dos ciclídeos de médio porte, que em sua maioria são onívoros com tendência ao carnivorismo.

Existem exceções como alguns ciclídeos africanos que são onívoros com tendência ao vegetarianismo, existem rações vegetarianas ou específicas para eles.


Sekai Scaping
Toda marca de rações de alta qualidade tem o seu prêmix vitamínico que não deixam de ostentar. Pro Care é o prêmix vitamínico mineral da Tetra, eles alegam que é uma mistura balanceada de ingredientes que melhoram a saúde dos peixes.


Sekai Scaping
Clear Water Formula = Fórmula Água Cristalina
Este selo promete que a ração não vai turvar a água.
Não tive nenhum problema com turbidez, mesmo quando um peixe menor "mastiga" o stick e solta resíduos.


Considerações finais

Por muito tempo a Tetra Cichlid Sticks era a única ração em sticks para ciclídeos, papel que cumpre muito bem. Eu já experimentei substituí-la, mas nenhuma teve a aceitação tão boa e o tamanho tão prático.
O custo-benefício da ração é muito bom, não há desperdício e poucos sticks por dia alimentam bem um peixe médio.


Dica - Variação na alimentação é essencial para manter a saúde dos peixes. Use mais de uma ração intercalando marcas / tipos. Também é muito benéfico complementar com alimentos frescos ou vivos.

Chantal Wagner
Este produto foi comprado para uso pessoal.

Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

0 comentários: