18 abril 2011

Stigmatogobius sadanundio



Nome popular: Knight Goby, Goby Fish
Nome científico: Stigmatogobius sadanundio, Hamilton, 1822
Família: Gobiidae
Origem: Paquistão, índia, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Indonésia e Fiji
Sociabilidade: Sozinho / Grupos
pH: 7.0 a 8.0
Dureza da água: média a dura
Temperatura: 20ºC a 26ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 9 cm

Alimentação: Onívora, se alimenta de tudo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Os mais comuns são: enquitréias, artêmias, dáfnias, larvas de mosquitos, microvermes. Existem também várias rações com animais liofolizados e apenas lembrando  que é necessário oferecer rações com material vegetal para complementar a sua dieta.

Dimorfismo Sexual: O macho apresenta um porte mais desenvolvido, sua nadadeira dorsal é maior,  e seu ventre é retilíneo.  A fêmea é menor, possui coloração amarelada e o ventre é roliço.

Comportamento: Cuidado com a escolha dos companheiros para esta espécie, ele não só pode como irá tentar comer peixes menores que caibam em sua boca! Também é comum apresentarem o hábito de mordiscar as nadadeiras peixes mais lentos. Os companheiros ideais são outros peixes de água salobra, como por exemplo: Arqueiros (Toxotes jaculatrix), algumas espécies de Melanotaenia, Monos (Monodactylus argenteus), etc. Não os matenha junto com outros peixes de fundo que sejam territoriais.

Detalhe do olho - Esta iridescência presente no olho é o resultado da reflexão de parte da luz que passa pela retina do peixe. Isso possibilita uma captura / absorção maior de luz, mas acaba resultando na diminuição da percepção de detalhes.

Reprodução: Ovíparo, a fêmea deposita seus ovos na água em algum local protegido (folhas, rochas / troncos) e o macho toma conta deles desde a postura até sua eclosão. 

Os ovos eclodem em um ou dois dias e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente.  Assim que os filhotes apresentarem nado livre, podem ser oferecidos alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia. Conforme forem crescendo, rações para alevinos de ovíparos e alimentos vivos maiores podem ser ministrados.

Recomenda-se usar um filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário:  Para apenas um exemplar, 70 litros; para pequenos grupos, 100 litros.

Outras Informações:
São peixes que vivem em regiões estuarinas e que podem ser encontrados tanto em água doce como levemente salobra. Para atingir os parâmetros corretos - caso opte por água salobra - utilize sempre sal marinho, não o sal grosso, pois este último não possui todos os minerais necessários para um bom condicionamento da água. 

Um aquário ideal deve possuir iluminação reduzida, um substrato fino, como a areia e vários locais onde os peixes possam se esconder e marcar território. São peixes que, se bem cuidados, podem viver de 4 a 6 anos.


Cinthia Emerich

0 comentários: