22 abril 2011

Inpaichthys kerri



Nome popular: Puxa-puxa, Puxa-puxa Azul, Puxa-puxa Gold, Purple Emperor Tetra
Nome científico: Inpaichthys kerri, Géry & Junk, 1977
Família: Characidae
Origem: América do Sul / Bacias dos Rios Aripuanã e Madeira
Sociabilidade: Trios / haréns / grupos
pH: 5.6 a 7.0
Dureza da água: mole a média
Temperatura: 24ºC a 28ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 3 a 4 cm

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Os mais comuns são enquitréias, artêmias, dáfnias, larvas de mosquitos, microvermes, existem também várias rações com animais liofolizados.

Dimorfismo Sexual: O macho apresenta um porte menor, coloração mais intensa, suas nadadeiras são ligeiramente maiores e seu ventre é retilíneo.  A fêmea é maior, possui coloração mais pálida, nadadeiras menores e ventre roliço. Enquanto o macho apresenta coloração azulada em sua nadadeira adiposa, a da fêmea é avermelhada.

Comportamento: São peixes pacíficos com os companheiros de aquário, porém territoriais com machos da mesma espécie e semelhantes.



Reprodução: Ovíparo, considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. 

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, portanto, para aumentar as chances de desenvolvimento dos ovos é indicado colocar plantas como musgos ou algum material que permita que os ovos caiam no substrato, mas que fiquem fora do alcance dos adultos. Muitos criadores usam algum tipo de tela ou mesmo bolinhas de gude ou cascalhos de granulomentria maior par este fim.

Os ovos eclodem em menos de dois dias e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente.  Assim que os filhotes apresentarem nado livre, podem ser oferecidos alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia. Conforme forem crescendo, rações para alevinos de ovíparos e alimentos vivos maiores podem ser ministrados.

Recomenda-se usar um filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário:  40 litros.

Outras Informações: O Gênero Inpaichthys quer dizer "peixe do INPA" e foi escolhido em homenagem ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, já o epíteto específico - kerri - refere-se ao Dr. Warwick Estevam Kerr (Diretor do INPA), onde o "i" indica o sexo masculino. Esta espécie pode chegar a ser confundida com duas outras: o Tetra Imperador (Nematobrycon palmeri) e o Rainbow Tetra (Nematobrycon lacortei).

A diferença entre o Puxa-puxa e eles é fácil, pois o primeiro apresenta nadadeira adiposa, que é ausente nestas outras duas espécies

Inpaichthys kerri (Puxa-puxa) - Presença de nadadeira adiposa

Nematobrycon palmeri (Tetra Imperador) - Íris do macho é azulada e não apresenta nadadeira adiposa.

Nematobrycon lacortei - Macho jovem, com íris avermelhada e não apresenta nadadeira adiposa.

Existe uma variedade chamada de Puxa-puxa Gold, onde a coloração azulada e a faixa horizontal escura dão lugar a um corpo claro, dourado.

Variedade Gold



São peixes que, se bem cuidados, podem viver por aproximadamente seis anos!


0 comentários: