30 março 2011

Aphyosemion australe


Nome popular: Killifish Cauda-de-Lira, Lyretail Killifish
Nome científico: Aphyosemion australe -  Rachow, 1921
Sinônimos: Haplochilus calliuris var. australis, H. calliurus, Panchax polychromus, P. australe
Família: Nothobranchiidae
Origem: Oeste da África / Angola, Gabão, Camarões, Congo
Sociabilidade: sozinho / grupo
pH: 6.5 a 7.0
Dureza da água: mole a média
Temperatura: 21ºC a 24ºC
Tamanho adulto: 6cm
Longevidade: 3 a 5 anos

Alimentação: Onívora / Oferecer ração balanceada para peixes onívoros. Na natureza predam pequenos animais, como vermes, crustáceos e insetos. Por causa disso é muito benéfico complementar a dieta com alimentos vivos, como artêmias, daphnias, enquitréias e etc.

Comportamento: Tímidos e pacíficos, podem ser mantidos em aquários comunitários. Gostam de se abrigar entre folhas e raízes de plantas e não apreciam luz intensa. Como todo killifish, podem pular do aquário, por isso uma tampa ou protecão na superfície é essencial.

Macho da variedade Gold.

Aparência: Já foram descritas pelo menos 11 variedades naturais, que se formam devido ao isolamento geográfico.
Algumas variedades naturais são: Cape Lopez, Port-Gentil, Cap Esterias.
Os nomes são dados de acordo com a localidade de onde foram coletados e às vezes também se adiciona o ano da primeira coleta. Exemplo: Nothobranchius Rachovii 'Beira 98'

As variedades mais populares são Gold e Chocolate, desenvolvidas em aquário por seleção artificial.

Variedades Ilustradas




Diz-se que essa variedade é a que mais reflete a aparência dos A. australe selvagens.
Como o nome já sugere, os peixes tem o corpo marrom escuro levemente avermelhado.
Os detalhes vermelhos das nadadeiras podem ficar tão escuros que parecem pretos, isso varia de acordo com o estado de cada peixe.
A fêmea é bege ou marrom com manchas vermelhas no corpo.

Em alguns casos podem ser confundidos com os Gold, especialmente em exemplares jovens. A chave para diferenciá-los é observar a iridescência verde na lateral do corpo, quase ausente no gold.
O Chocolate sempre deve ter a cor mais escura, peixes adultos com corpo muito claro ou alaranjado não são considerados "puros".




Gold: palavra do idioma inglês que significa literalmente: ouro, dourado.

A variedade Gold tem o corpo que vai do amarelo ao alaranjado vivo, o tornando um destaque no aquário. A fêmea também tem o corpo de tom amarelado.
É uma variação desenvolvida por hobbistas via seleção artificial.

O cruzamento com a variedade Chocolate resulta em parte da cria ser Gold, outra parte ser Chocolate e uma parte ser uma mescla dos dois.
Mas a mistura não é aconselhada, os peixes que tem uma cor indefinida entre o Gold e o Chocolate não são apreciados por alguns criadores, sendo considerados de genética "suja".




Spotless: palavra do idioma inglês, significa literalmente: sem manchas.
O corpo e as nadadeiras do peixe não tem as manchas vermelhas, tanto a fêmea quanto o macho.
É uma mutação que acredita-se ser recessiva, ou seja, apenas se manifesta se ambos os pais portarem o gene "spotless" e o cruzamento resultará em parte dos filhotes com manchas e parte Spotless.
Tanto a variedade Gold quanto a Chocolate podem manifestar essa interessante mutação.


Dimorfismo Sexual: O macho é muito colorido, maior e possui prolongamentos filamentosos nas nadadeiras ímpares (caudal, anal e dorsal). A cauda tem forma de lira, daí o nome popular. A fêmea é menos colorida e menor.

Cauda em lira - Macho da variedade Gold.

Fêmea da variedade Chocolate.

Reprodução: Em casal ou grupo com proporção de um macho para 3-4 fêmeas. Em um aquário com tamanho mínimo de 10-15 litros, temperatura de 24º. Como suporte da desova, coloque uma bruxinha/mop (maço de lã imitando raízes de plantas) ou plantas naturais de folhas finas. A fêmea irá depositar cerca de 10-20 ovos por dia durante aproximadamente 10 dias. Os pais comem os ovos, sempre que houver uma desova retire-os do aquário, ou retire os ovos.
Assim que os alevinos atingirem 2cm, coloque-os em um aquário mais espaçoso.
Os ovos eclodem em 15 dias, sem diapausa, ou seja, é um killifish não-anual.
Os jovens A. australe são sexualmente maduros com apenas três meses de idade.

Diapausa: é como se chama o período de dormência natural dos ovos de algumas espécies que vivem em pequenos corpos d'água que evapora totalmente nas estações secas. O desenvolvimento dos embriões fica estacionado enquanto eles se conservam em turfa úmida. O desenvolvimento é retomado depois de alguns meses, quando a época das chuvas retorna. Esses killies são chamados anuais ou semi-anuais. Os killies semi-anuais vivem em um ambiente misto, os ovos podem eclodir submersos, mas se beneficiam de um período de diapausa

Tamanho mínimo do aquário: 15 litros.

Configuração do aquário: Os A. australe vivem em rios de água escura e mole de regiões costeiras do Oeste da África. O aquário deve ser bem plantado, plantas flutuantes com raízes abundantes oferecem ótimos abrigos. Algumas dicas de plantas para um biótopo africano: Anubia sp., Bolbitis sp., Ceratopteris sp.
Como os rios onde são encontrados ficam perto do mar, podem ocorrer em água levemente salobra. Desde que o aquário não abrigue peixes de couro ou outros vulneráveis, pode ser adicionada pequena quantidade de sal próprio para aquários marinhos (Veja mais sobre o sal em aquários aqui).

Detalhe de macho da variedade Gold.


Etimologia do nome:
Aphyosemion - portador de bandeira 
ou
Aphyo - pequeno peixe
Semion - flâmula.

australe - Sul, menção à região onde foram encontrados, no sul do equador.


Outras Informações:
O primeiro registro de importação da espécie na aquariofilia data de 1913 em Hamburgo, Alemanha, por J. Wolmer.
É uma das primeiras espécies de killifish que se popularizaram no hobby, devido a sua resistência, facilidade de manutenção e reprodução. Uma ótima escolha para quem quer ingressar no mundo da killifilia.


Chantal Wagner

Bibliografia consultada:

PETROVICKÝ, Ivan. La Grande Encylopedie Des Poissons D'Aquarium. Editora Gründ, 1988.
Aquahobby
Aqua-Fish
Aquatic Community
Fishbase
Glossário Aquarístico em Latim
Images.killi.net
Peixe Bom
UBK

1 comentários:

NaturePlanet disse...

Chan, lindas ilustrações! Parabens pelo trabalho gráfico.