14 março 2011

Produtos: JBL Novo Grano Color Mini



Olá a todos,

Conforme anunciamos anteriormente, na primeira postagem do ano de 2011, o Sekai terá categorias novas de postagens! A primeira - sobre recomendações de leitura - vocês já viram, a outra é relacionada a produtos que usamos e gostamos muito.


Continuando então as postagens sobre produtos (a primeira vocês podem conferir aqui), neste post falo sobre uma ração que venho usando já faz algum tempo, a JBL Novo Grano Color Mini, ganhei o pote em um sorteio de um encontro de aquaristas e a utilizo desde então, alternando com outras rações que possuo. Provavelmente vocês irão reparar na pouca quantidade que usei para fotografar, a verdade é que deveria ter fotografado antes, logo no começo do uso, mas acabei não tirando foto na época e agora a ração - que já estava no final quando fotografei - acabou hehehe.

A primeira coisa que se destaca aos nossos olhos é a tampa do potinho, que utiliza o "Sistema Click" de dosagem:

Este sistema permite que o aquarista tenha maior controle sobre a quantidade de ração a ser oferecida e evita o contato da ração com os dedos.

Na própria tampa vem explicado como funciona o sistema

E a proporção da quantidade de ração contida em cada Click e quantos peixes ela alimenta

Local por onde a ração sai

Os potes estão disponíveis em vários tamanhos, eu prefiro sempre usar o de 38g, pois assim estou sempre oferecendo ração "nova e fresquinha" para os peixes.

A ração é granulada, bem macia e pequena, além disto, afunda fácil e não tinge a água!

Quando a ração acaba é só comprar o chamado "refil", que nada mais é do que o mesmo pote de ração, só que sem a tampa especial com o sistema click e trocar as tampas quando for abrir o pote novo pela primeira vez!

Repararam no "Mini" que acompanha o nome da ração? Ela é específica para peixes de porte menor! Atende muito bem às necessidades da maioria absoluta dos peixes onívoros e é ótima para peixes de tamanho diminuto.

Na foto vocês podem conferir o cuidado que o fabricante tem em informar até mesmo o tamanho dos peixes para os quais ela é indicada.


Vamos dar uma olhada em alguns dos níveis de garantia?


Extrato Etereo (Mín.) 5%
Existe uma divergência entre as informações sobre o Extrato Etereo deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 5%, já no site oficial da marca, vem 7%.
A taxa deve ser relativamente baixa, pois seu excesso pode prejudicar a absorção dos nutrientes

Matéria Fibrosa (Máx.) 0,4%
Existe uma divergência entre as informações sobre a Matéria Fibrosa deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 0,4%, já no site oficial da marca, vem 3%.
No caso de peixes onívoros e carnívoros, quanto menos material fibroso na ração, melhor.

Proteína Bruta (Mín.) 47%
Existe uma divergência entre as informações sobre a Proteína Bruta deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 47%, já no site oficial da marca, vem 40%.
Altas taxas de proteína são essenciais para peixes onívoros, onívoros com tendência ao carnivorismo e carnívoros, principalmente se estiverem em fase de crescimento.


Além disso, inclui em sua formulação um complexo vitamínico ("Multivitamin") que serve para fortalecer o sistema imunológico dos peixes.

Ofereço também outras rações (variedade é a palavra-chave na hora da alimentação!) e em breve farei outros posts sobre as que dão melhor resultado por aqui.

Um dos peixes dos aquários daqui de casa que se alimenta desta ração.


Cinthia Emerich
Este produto foi adquirido via sorteio, durante um encontro de aquaristas.

Nota: Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente ração! Top mesmo! Meus peixes estão muito fortes e com umas CORES fantásiticas! Sem contar a briga que eles fazem pra comer!