19 maio 2010

Caridina pareparensis parvidentata

Fêmea


Fêmea ovada


Macho

Nome popular: Malawa Shrimp, Camarão Malawa
Nome Científico: Caridina pareparensis parvidentata
Origem: Sulawesi / Indonésia
Sociabilidade: Grupo
pH: 6.5 a 8.5
Dureza da água: mole a dura
Temperatura: 23 a 30ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 2 a 3cm

Alimentação: Onívora, aceitam qualquer tipo de alimentação, além de apreciar muito algas filamentosas. É recomendado, para uma nutrição ideal, rações específicas para camarões.

Dimorfismo sexual: Difícil quando juvenis, relativamente sutil quando adultos. Fêmeas tendendo a um tamanho maior, padrões mais marcados e com típica projeção do exoesqueleto em torno dos pleópodos, dando um efeito de "barrigão". Machos menores, mais esguios, com cor mais puxada para o transparente, menos listras e pontos.

Comportamento: São camarões extremamente pacíficos, se dando melhor em aquários específicos para invertebrados de pequeno porte. Tendem a nadar mais frequentemente que outros camarões e de forma mais delicada.

Reprodução: Extremamente prolíferos, se reproduzindo mesmo em ambientes que seriam hostis a outros camarões. Quando há a produção de ovos nas fêmeas, é possível observar uma "sela" que pode ser desde azul clara até parda. Logo depois aparecem os ovos contidos em seus pleópodos, muito grandes e em quantidade inferior a 100.

Depois de aproximadamente 20 - 25 dias nascem os filhotes, muito diminutos, apesar de cópias idênticas dos pais (estágio larval completamente suprimido), depois de 3 meses já estão aptos a reproduzir. A prolificidade desta espécie de camarão é notável, com fêmeas desenvolvendo "selas" pouco depois de seus ovos terem eclodido.

Fillhote com poucos dias de vida

Filhote com algumas semanas de vida

Tamanho mínimo do aquário: 50 litros

Outras informações:

Sua coloração é extremamente variável, indo desde o total transparente, passando por padrões com listras e pontos dispersos até indivíduos com um belíssimo padrão tigrado. Às vezes algumas fêmeas apresentam um padrão castanho-avermelhado, ficando assim por semanas. Não parece haver motivo para tal mudança, apesar da mesma se mostrar mais frequente em fêmeas ovadas.

Mesmo a cor dos ovos parece variar bastante, indo desde os bem claros até os mais escuros, tal gama de variação cromática não tem um motivo claro, já que existem pessoas que relatam camarões completamente transparentes em todos os casos, sendo a transparência total raríssima em minha população.

Em minha experiência, se mostrou um camarão nada tímido, passeando dia e noite pelo aquário, com natações longas e sinuosas.



Felipe Aoki

Bibliografia consultada:


Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons

Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

6 comentários:

Pablo Góes disse...

Belas fotos e texto.

Abraços,

Paulo Mateus disse...

Nossa, o trabalho desse site é realmente incrível. Já o visitei diversas vezes para olhar os tetras e agora também para me deliciar com os invertebrados.
Muito bom!

Anônimo disse...

É possível malawa do sulawesi com acara discos?

Anônimo disse...

Nao... Ele os comeria

Ricardo de Castro disse...

Olá, estou com um probleminha com os meus camarões redchery. As minhas fêmeas ficam ovadas e perdem os ovos no aquário poucas horas depois sem nenhuma explicação.
Os parâmetros da água estão corretos e todos os camarões estão bem, a não ser por este fato.
Peço a ajuda dos amigos aqui presente para que eu possa resolver isso o mais breve possível, obrigado e um abraço a todos.

Unknown disse...

Prezados amigos do Sekai Scaping,

Quem lhes escreve é João Pedro de Amorim Junior. Moro em Curitiba e tenho um pequeno aquário plantado (5 litros) com seis camarões, sendo três yellow e três red cherry.
Faço contato para pedir orientação a vocês sobre o sexo dos camarões, pois gostaria muito que eles procriassem, porém acho que são todos fêmeas...

Vocês podem me ajudar, por favor?

Muito obrigado!

Posso enviar fotos e um link para um vídeo que fiz...

vídeo: http://youtu.be/1_0plM6zD3M

meu e-mail é joao.pedro.amorim.jr@gmail.com