29 maio 2010

Thayeria boehlkei

Sekai Scaping

Nome popular: Tetra Pinguim, Blackline Penguinfish, Blackline Thayeria, Hockey-stick Tetra, Penguin fish, False Penguin Tetra
Nome científico: Thayeria boehlkei - Weitzman, 1957

Família: Characidae
Origem: América do Sul / Bacia do amazonas no Peru e Rio Araguaia no Brasil
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.0 - 7.4
Dureza: 5 - 19
Temperatura: 22 - 28º
Tamanho adulto: 5 - 7.5 cm
Estimativa de vida: 5 a 7 anos

Alimentação: Onívoro / Aceita bem qualquer tipo de ração. Sempre ofereça alimentos vivos como enquitréias, artêmias e daphnias para manter a saúde e incentivar a reprodução.

Comportamento: São muito calmos se mantidos em cardume, seu nado elegante é quase imperturbável, sendo ótimos para popular um aquário plantado. Agrupam-se em sólidos cardumes com todos os peixes alinhados na mesma direção. Se mantidos com poucos exemplares da mesma espécie ficam estressados, podendo se tornar agitados e irritadiços, incomodando peixes menores ou mais lentos.

Sekai Scaping
Cardume coeso e organizado


Dimorfismo Sexual: Difícil de determinar fora da época de reprodução. Fêmeas tem o ventre mais roliço e são um pouco menos coloridas que os machos.

Reprodução: Em um aquário específico com bastante plantas ou uma grade de proteção para os ovos no fundo. Pouca ou nenhuma iluminação artificial. Aumentar um pouco a temperatura pode incentivar a desova. Devem ser reproduzidos em grupos com predominância de fêmeas, três fêmeas para cada macho.

A proteção dos ovos com a grade ou plantas é importante pois são peixes disseminadores livres, ou seja, a fêmea libera os ovos na água para serem fertilizados pelo macho logo em seguida e caírem no substrato. A fêmea libera de 1.000 a 3.000 ovos de cor marrom escura.
Faça uma troca parcial após a desova, pois várias fontes dizem que o macho libera uma quantidade de esperma tão grande que a qualidade da água pode ficar comprometida. Tenha o cuidado de fazer a TPA com água com mesmos parâmetros da água do aquário, para evitar choques.

Os pais comem os ovos e as crias e devem ser retirados do aquário logo após a desova, que costuma ser de manhã cedo como em muitas espécies de tetras. Os ovos eclodem entre 12 e 24 horas e os alevinos podem ser alimentados assim que consumirem o saco vitelino e começarem a nadar, depois de aproximadamente 4 dias de nascidos. Como são muito pequenos o alimento ideal são infusórios, depois da primeira semana já podem comer algo maior como náuplios de artêmia e microvermes. Mantenha o aquário no escuro ou com o mínimo de iluminação possível enquanto há ovos e alevinos muito novos no aquário, muitas espécies amazônicas tem ovos e alevinos fotossensíveis.

Tamanho mínimo do aquário: 60 litros

Configuração do aquário: São encontrados em diversos habitats. A água pode ser clara ou escura, tingida por taninos de madeira e folhas. Um aquário biótopo pode ter plantas amazônicas como Nymphaea sp., Nymphoides sp., Salvinia sp., Phyllanthus fluitans e etc. Ou apenas galhos e folhas, visto que alguns ambientes amazônicos não tem muitas plantas submersas.

Companheiros ideais: Outros peixes igualmente pacíficos. Não devem ser mantidos com qualquer peixe grande o suficiente para intimidá-los.

Outras Informações:
A primeira importação para o mercado Europeu é datada de 1935.

Existem apenas três espécies no gênero Thayeria, das quais apenas uma é facilmente encontrada em lojas no Brasil. A Thayeria boehlkei é a mais popular no aquarismo, no exterior pode ser encontrada com vários nomes populares. Tetra Pinguim (Penguin Tetra) é o nome usado aqui no Brasil, mas originalmente o nome é da sua companheira de gênero Thayeria obliqua, cuja primeira importação para a Europa foi em 1949. As duas são facilmente diferenciadas pela faixa horizontal preta, que é muito mais sólida e vai da cauda ao olho no caso da T. boehlkei e faz um suave degradê da cauda em direção ao dorso no caso da T. obliqua. Outro nome usado é Hockey-stick Tetra, provavelmente devido ao fato da faixa preta lembrar a forma de um taco de hóquei. A última companheira de gênero é a Thayeria ifati, um peixe menor e também muito bonito, mas raro no hobby.
Outra característica comum às três espécies é o nado oblíquio, ou seja, levemente inclinado.

Bibliografia consultada:

PETROVICKÝ, Ivan. La Grande Encyclopedie des poissons D`Aquarium. França: Librarie Gründ, Paris, 1988.
Aquatic Community
Fishbase
Infoaqua
Seriously Fish
Wikipedia

Chantal

0 comentários: