24 março 2010

Monocirrhus polyacanthus




Nome Popular: Peixe-folha, Peixe-folha amazônico, Amazon leaffish
Nome Científico: Monocirrhus polyacanthus, Heckel, 1840
Família: Polycentridae
Origem: América do Sul / Bacia do Rio Amazonas em Peru, Brasil, Bolívia, Colômbia e Venezuela
Sociabilidade: Sozinho / Com peixes calmos e do mesmo tamanho ou maiores
pH: 5.0 a 6.8
Temperatura: 23 - 29ºC
Dureza da água: mole
Tamanho adulto: aproximadamente 10cm

Alimentação: Carnívoro, se alimenta apenas de alimentos vivos. Comem o equivalente ao próprio peso todos os dias, portanto tenha certeza de que quer manter este peixe e de que poderá prover suas necessidades antes de comprá-lo!

Dimorfismo sexual: Difícil de sexar, a fêmea possui o ventre mais roliço quando cheio de ovos e apresenta um ovopositor evidente.

Comportamento: São peixes territoriais com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. Exímios caçadores, não devem ser mantidos com peixes que caibam em sua boca, que é capaz de aumentar várias vezes de tamanho quando completamente aberta.

Reprodução: Ovíparo, pois a fêmea libera os ovos em folhas ou troncos e o macho nada em volta fertilizando-os, podem ser depositados 300 ovos em uma unica desova. O macho cuida dos ovos utilizando as nadadeiras para ventilá-los e a fêmea deve ser retirada, os ovos eclodem em 72 - 96 horas quando mantidos em temperatura mais alta, assim que começarem a eclodir retire o macho, após três ou quatro dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

A partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer alimentos vivos como náuplios de artêmia ou qualquer outro que nade, pois os filhotes - a princípio - não se alimentam no substrato, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Os filhotes possuem um grande apetite e, assim que o crescimento se tornar diferenciado entre eles, deve-se separar os filhotes em grupos de tamanho semelhante, pois eles podem e vão predar os irmãos menores!

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário: 90 litros.

Outras informações: As disputas por território ou fêmeas são magníficas de se ver, os machos (geralmente os maiores) ficam todos "armados" como os machos de Betta fazem, exibem suas cores e nadadeiras no máximo esplendor possível e abrem a boca na tentativa de intimidar o adversário.

Um aquário ideal deve possuir areia de substrato, troncos, folhas, muitas plantas flutuantes, plantas de folhas largas (como algumas Echinodorus), baixa iluminação, água quente, mole e ácida e pouco movimentada. Definitivamente são ótimos peixes para aquários temáticos.

Companheiros ideais são peixes calmos e maiores como os cascudos de tamanho médio para cima. Não se deixe enganar pela aparência delicada e inofensiva, eles irão tentar comer qualquer peixe que caiba em suas bocas.

É um peixe que vive se escondendo por entre as folhas, ele tem a capacidade de mudar a sua coloração conforme o ambiente para poder passar despercebido. Realmente lembra uma folha morta flutuando pela água e usa este artifício para poder caçar à vontade.

O gênero, Monocirrhus, se refere à estrutura semelhante a um fio presente sob o lábio inferior que a espécie apresenta e polyacanthus significa "com muitos espinhos" referente às nadadeiras anal e dorsal.

Assistam este vídeo e vejam como eles são rápidos para se alimentar e como a boca aumenta consideravelmente de tamanho


Neste outro vídeo vocês podem observar uma disputa entre dois deles, reparem como eles abrem a boca uma para o outro.



É um peixe que exige mais cuidados do criador e é facilmente afetado pela qualidade da água, mas que, quando tem suas necessidades atendidas, pode viver de 8 a 9 anos!





Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:


Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá! Inicialmente gostaria de parabeniza-los pelo belo trabalho. Aqui em seu site encontrei a melhor ficha técnica do Monocirrhus polyacanthus em língua portuguesa.

Bem minha pergunta a vocês é: Qual o melhor alimento vivo para este espécime? Eu estou pensando em ter um aquário BOYU LZ-1500 - 520L com alguns peixes folhas. Gostaria de saber a quantidade ideal para um aquário de 520L Também gostaria de saber quais peixes vc indicaria para um aquário comunitário?

Desde já agradeço sua atenção!