11 março 2010

Ludwigia sedoides





Nome científico: Ludwigia sedoides
Nome comum: Ludwigia mosaico, Mosaic Plant, Cruz-de-Malta, Water Primrose
Temperatura: 15 a 30ºC
Origem: América do Sul e América Central
Taxa de crescimento: Rápido
Posicionamento no aquário: Flutuante fixa
Tamanho: aproximadamente 5 a 20cm de diâmetro e até 150 cm de altura
Dificuldade: Fácil
Iluminação: Forte
pH: 6.0 a 8.0

Comentários:
O nome do gênero, Ludwigia, foi dado em homenagem ao botânico alemão Ludwig e o nome do epíteto específico, sedoides, se refere à forma de Sedum (que é um gênero de planta suculenta pertencente às Crassulaceae).

Na natureza pode ser encontrada em locais de água parada ou com pouquíssima correnteza, é comum o uso desta planta em lagos devido à sua beleza unica formando um verdadeiro mosaico com suas folhas flutuantes. Preferem uma profundidade que varia de 30cm a 1,5 m, mas podem ser encontradas em locais mais rasos.

Acima de todas as necessidades, esta flutuante necessita de muita luz, normalmente a iluminação oferecida em um aquário não é o suficiente para fazer a planta desenvolver-se e florir com a velocidade e facilidade que apresenta em lagos.

Uma fertilização pesada, com macro e micronutrientes é indispensável (juntamente com a forte iluminação) para se obter um crescimento pleno.

As folhas, em formato de diamante crescem em várias séries helicoidais, podem ser vermelhas e/ou verdes, mas sempre com o lado inferior avermelhado, se dispõem na forma de rosetas geométricas que variam de 5 a 20 cm de diâmetro e flutuam graciosamente sobre a superfície da água. As flores são diminutas, possuindo apenas 2cm, sendo amarelas e delicadas e os pecíolos são avermelhados.


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:
POTT, V. J & POTT, A. Plantas Aquáticas do Pantanal. Brasília : Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000.


Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

1 comentários:

Hiroshi disse...

Essa planta é muito linda. Hoje eu fotografei uma na terra, fora d'água, enraizada. Não sabia disso..