11 março 2010

Ludwigia sedoides





Nome científico: Ludwigia sedoides
Nome comum: Ludwigia mosaico, Mosaic Plant, Cruz-de-Malta, Water Primrose
Temperatura: 15 a 30ºC
Origem: América do Sul e América Central
Taxa de crescimento: Rápido
Posicionamento no aquário: Flutuante fixa
Tamanho: aproximadamente 5 a 20cm de diâmetro e até 150 cm de altura
Dificuldade: Fácil
Iluminação: Forte
pH: 6.0 a 8.0

Comentários:
O nome do gênero, Ludwigia, foi dado em homenagem ao botânico alemão Ludwig e o nome do epíteto específico, sedoides, se refere à forma de Sedum (que é um gênero de planta suculenta pertencente às Crassulaceae).

Na natureza pode ser encontrada em locais de água parada ou com pouquíssima correnteza, é comum o uso desta planta em lagos devido à sua beleza unica formando um verdadeiro mosaico com suas folhas flutuantes. Preferem uma profundidade que varia de 30cm a 1,5 m, mas podem ser encontradas em locais mais rasos.

Acima de todas as necessidades, esta flutuante necessita de muita luz, normalmente a iluminação oferecida em um aquário não é o suficiente para fazer a planta desenvolver-se e florir com a velocidade e facilidade que apresenta em lagos.

Uma fertilização pesada, com macro e micronutrientes é indispensável (juntamente com a forte iluminação) para se obter um crescimento pleno.

As folhas, em formato de diamante crescem em várias séries helicoidais, podem ser vermelhas e/ou verdes, mas sempre com o lado inferior avermelhado, se dispõem na forma de rosetas geométricas que variam de 5 a 20 cm de diâmetro e flutuam graciosamente sobre a superfície da água. As flores são diminutas, possuindo apenas 2cm, sendo amarelas e delicadas e os pecíolos são avermelhados.


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:
POTT, V. J & POTT, A. Plantas Aquáticas do Pantanal. Brasília : Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000.


Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

2 comentários:

JoeMeek disse...

Essa planta é muito linda. Hoje eu fotografei uma na terra, fora d'água, enraizada. Não sabia disso..

Anônimo disse...

Boa noite
Estou com problema em meu açude, se tornou super população, gostaria de acabar com ela. Como faço?
Desde já obrigado