13 dezembro 2008

Iriatherina werneri

* ATENÇÃO: Se você viu este texto em outro lugar fora do Sekai, sem o nome dos autores e o link indicando este Blog, se trata de um plágio!!! Por favor nos avise por email ou comentário!


Macho


Machos exibindo suas barbatanas em forma de leque.

Nome popular: Arco-íris Agulha / Threadfin Rainbowfish
Nome científico: Iriatherina werneri 

Família: Melatonaeniidae
Origem: Ásia e Oceania
Sociabilidade: grupo / cardume
pH: 6.0-8.0
Temperatura: 26-30º
Tamanho adulto: 4 cm

Alimentação: Onívoro / Aceita qualquer tipo de ração desde que em pedaços pequenos o suficiente para caber em sua boca. É predador de microfauna, aceita muito bem alimentos vivos como daphnias, microvermes e náuplios de artêmia.
Dimorfismo Sexual: Machos são mais esguios e tem as barbatanas mais compridas, especialmente a dorsal, que é colorida e se abre como um leque em disputas com outros machos / Fêmeas são menos coloridas e não tem as barbatanas desenvolvidas.
Comportamento: São peixes pacíficos e tímidos, um pouco territoriais com machos da mesma espécie. Estão sempre disputando hierarquia, abrindo suas barbatas e "tremendo" em um ritual muito bonito. As disputas de território não passam de pequenas perseguições, mas os machos submissos podem se tornar muito tímidos.
Reprodução: Em trios ou casais / A proporção ideal é de um macho para várias fêmeas pois os machos as disputarão incessantemente. Depositam os ovos sobre folhas de plantas, e a desova ocorre principalmente nas primeiras horas da manhã.
Tamanho mínimo do aquário: 40 litros
Plantado: Recomendado / Só nadam em cardume quando se sentem ameaçados. São muito bonitos, seu tamanho os torna adequados para nanos.
Outras Informações: A cor do macho dominante é um pouco mais escura, e quando ele está
disputando com outro macho aparecem suaves listras verticais de cor preta, muito bonito. Foi descoberta uma nova variante de Iriatherina com barbatanas amarelas em Queensland.
Os espécies de Nova Guiné geralmente são mais escuros que os Australianos.

Fontes:

Chantal

0 comentários: