25 abril 2012

Produtos: Sera Spirulina Tabs


Olá a todos,

Continuando então as postagens sobre produtos, neste post falo sobre uma ração que venho usando faz alguns meses, a Sera Spirulina Tabs, comprei a ração junto com outras da marca e a utilizo desde então, alternando com outras rações que possuo.


A primeira coisa que se destaca aos nossos olhos é o formato da ração, são pastilhas - o que facilita muito na dosagem de alimento:


As embalagens estão disponíveis em três tamanhos:

   24g /   24 tabs
   60g / 100 tabs
1,4kg / número não informado no site do fabricante

Prefiro sempre utilizar as embalagens menores, pois assim estou sempre oferecendo ração "nova e fresquinha" para os peixes.


A ração é em forma de pastilha, bem macia e pequena, além disto, afunda e se desfaz fácil e não tinge / turva a água!


Vamos dar uma olhada em alguns dos níveis de garantia?


Extrato Etereo (Mín.)
Existe uma divergência entre as informações sobre o Extrato Etereo deste produto, na caixinha que comprei vem escrito 5,5%, já no site oficial da marca, vem 8,6%.
A taxa deve ser relativamente baixa, pois seu excesso pode prejudicar a absorção dos nutrientes, de preferência não ultrapassar a marca dos 8%

Matéria Fibrosa (Máx.)
Existe uma divergência entre as informações sobre a Matéria Fibrosa deste produto, na caixinha que comprei vem escrito 8,9%, já no site oficial da marca, vem 5,5%.
No caso de peixes herbívoros, quanto mais material fibroso na ração, melhor. Com animais onívoros e carnívoros é melhor evitar rações com uma porcentagem muito alta.

Proteína Bruta (Mín.)
Existe uma divergência entre as informações sobre a Proteína Bruta deste produto, na caixinha que comprei vem escrito 53,8%, já no site oficial da marca, vem 48,2%.
Altas taxas de Proteína Animal são essenciais para peixes onívoros, onívoros com tendência ao carnivorismo e carnívoros, principalmente se estiverem em fase de crescimento. Peixes com hábitos herbívoros são mais favorecidos por rações com alto teor de Proteína Vegetal e a Proteína Animal em excesso acaba podendo prejudicar seu sistema digestório.


Além disso, inclui em sua formulação 20% de Spirulina (também existe uma pequena divergência aqui, na embalagem e no começo da descrição do produto no site, vem o número de 20%, já no próprio site, só que mais para baixo, este número muda para 26,9%), plâncton, algas marinhas, espinafre, ervas, farinha de mexilhão de concha verde e outros ingredientes ótimos para a saúde dos peixes.

Ofereço também outras rações (variedade é a palavra-chave na hora da alimentação!) e serão feitos outros posts sobre as que dão melhor resultado por aqui.

Meus peixes ficam doidos por esta ração quando a coloco no aquário, acabam com o produto muito rapidamente. Estou com as pastilhas no finalzinho já e pretendo comprar novamente muito em breve!

Corydoras e Xadrezinho se alimentando

Já presenciei várias espécies se alimentando desta ração, incluindo coridoras, cascudos, mocinhas, tetrinhas e ciclídeos anões. Devido à facilidade com que ela se desfaz, eles conseguem se alimentar tranquilamente. É ótima também para ampulárias, no caso de cascudos mais tímidos sugiro oferecerem a ração logo após apagar as luzes, assim eles se alimentam mais tranquilamente.


Cinthia Emerich
*Este produto foi comprado para uso pessoal.

Nota: Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

0 comentários: