03 março 2012

Poropanchax normani



Nome popular: Killifish lampeye, Lampeye de Norman
Nome científico: Poropanchax normani -  Ahl, 1928
Sinônimos: Aplocheilichthys normani , Micropanchax normani
Família: Poeciliidae Sub-família: Aplocheilichthyinae
Origem: Oeste e Centro da África
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.5 a 7.2
Dureza da água: mole a média
Temperatura: 22ºC a 26ºC
Tamanho adulto: 3cm a 4cm
Longevidade média: 3 anos

Alimentação: Onívoro / Tem tendência ao carnivorismo e se alimenta de insetos e crustáceos na natureza. Aceita qualquer tipo de ração, com preferência para as específicas para espécies pequenas. Alimentos vivos melhoram a saúde e incentivam a reprodução.

Comportamento: São peixes gregários e devem ser criados em cardumes com mais de 6 indivíduos. São tímidos, não apreciam luz intensa e gostam de se abrigar entre as plantas. Nadam na parte média e superior do aquário.

Dois machos e uma fêmea.

Aparência: Tem o corpo completamente translúcido e desprovido de cores, mas os machos tem coloração amarela nas nadadeiras. Possuem manchas neon azuladas na metade superior dos olhos, que refletem a luz intensamente e parecem pequenas lâmpadas, daí o seu nome comum. O dimorfismo sexual é aparente, como descrito no parágrafo abaixo.

Dimorfismo Sexual: Os machos tem linhas amarelas nas bordas das nadadeiras enquanto a fêmea é totalmente desprovida de cores. Machos maduros tem as nadadeiras mais longas e afiladas, que tendem a ficar mais belas com o avanço da idade. Ambos tem a característica mancha neon azul nos olhos.

Fêmea

Reprodução: A reprodução é fácil, em grupo ou casal em um aquário com os parâmetros da água adequados para a espécie. As fêmeas desovam os ovos grandes e aderentes sobre plantas de folhas finas, como musgo. Mops/bruxinhas específicos para reprodução de killifish também podem ser usados. Peixes saudáveis podem desovar quase diariamente por certo período e por serem não anuais (sem diapausa) os ovos sempre devem estar submersos e bem oxigenados. Os pais comem os ovos e devem ser separados para garantir maior sobrevivência de alevinos. A eclosão ocorre entre 12 e 14 dias e os recém-nascidos precisam de alimentos microscópicos, como infusórios, antes de crescerem o suficiente para comer náuplios de artêmia.

Diapausa: é como se chama o período de dormência natural dos ovos de algumas espécies que vivem em pequenos corpos d'água que evapora totalmente nas estações secas. O desenvolvimento dos embriões fica estacionado enquanto eles se conservam em turfa úmida. O desenvolvimento é retomado depois de alguns meses, quando a época das chuvas retorna. Esses killies são chamados anuais ou semi-anuais. Os killies semi-anuais vivem em um ambiente misto, os ovos podem eclodir submersos, mas se beneficiam de um período de diapausa

Tamanho mínimo do aquário: 30 litros.

Configuração do aquário: Como não gostam de luz intensa, o ideal é um aquário bem plantado com muitos abrigos. Plantas flutuantes são apreciadas pela espécie, que se abriga entre as raízes.

Olhos destacados no fundo escuro.

Outras Informações:
O nome popular em inglês significa literalmente “olhos de lâmpada” e deriva do fato de que a metade superior dos olhos possui um belíssimo reflexo neon azulado que evidencia este singelo peixe.

Chantal Wagner

Bibliografia consultada:

Aquahobby
Fishbase
Seriously Fish

0 comentários: