01 junho 2011

Hemigrammus rodwayi




Nome Popular: Tetra Gold, Golden Tetra, Tetra Ouro
Nome Científico: Hemigrammus rodwayi, Durbin, 1909
Família: Characidae
Origem: América do Sul / Rios do Brasil, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname
Sociabilidade: Cardume
pH: 5.6 a 7.0
Temperatura: 24 - 28ºC
Dureza da água: mole a média
Tamanho adulto: aproximadamente 5 a 6 cm

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seus tetras saudáveis e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Também é importante acrescentar ração à base de vegetais / algas à sua dieta para oferecer uma maior variedade de nutrientes. Na natureza se alimentam mais de vermes, larvas de mosquito, pequenos insetos e crustáceos.

Dimorfismo sexual: O macho é ligeiramente menor, com o ventre mais magro e retilíneo e apresenta coloração vermelha mais intensa na nadadeira adiposa e caudal. Já a fêmea é o contrário, é um pouco maior e possui o ventre volumoso, roliço, principalmente em época de desova.

Comportamento: São peixes cardumeiros e pacíficos.

Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta, após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia e infusórios, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.

Outras informações: Por serem de cardume, estes tetrinhas não devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento que é incrível, formam cardumes e nadam o tempo todo pelo aquário inspecionando cada centímetro do território.


Este tetrinha normalmente apresenta a coloração prateada, mas é vulnerável a um parasita trematódeo que, ao se instalar no peixe, provoca uma reação em seu epitélio, resultando em uma coloração dourada metálica, formada por depósitos de guanina. Apenas os exemplares que tiveram contato com este parasita desenvolvem a coloração dourada pelo corpo.

Definitivamente são belíssimos peixes para plantados, também são ótimos peixes para fotografar, já que não são assustadiços e nadam vagarosamente na área frontal do aquário.


Cinthia Emerich

Bibliografia Consultada:
Fishbase
Seriously Fish
Aqua-Fish

0 comentários: