30 maio 2011

Produtos: Sera Viformo

Sekai Scaping
Olá,

Neste post de avaliação de produtos vou apresentar a Sera Viformo, uma ração específica para peixes-gato e outros que se alimentam no fundo.


Formato - Tablets (Pastilhas)

Quantidade sugerida pelo fabricante - Alimentar diariamente com moderação, uma pastilha deve ser consumida em até 10 minutos.

Sekai Scaping
Esta ração tem o tamanho e formato de um pequeno comprimido de remédio. Achei que é um formato bom pois não é grande demais para aquários pequenos.
O tab vai se desmanchando rapidamente, o que eu achei estranho no início, mas compreendi pois a ração é voltada a catfishes que não tem bocas raspadoras, como corydoras, assim eles podem pegar pedaços com facilidade.


Sekai Scaping
O Tab é menor do que o de outros tipos/marcas.

O formato em tabs também possibilita maior controle da quantidade de comida. Com um tab alimento bem um cardume de 15 Corydoras hastatus, por exemplo. Minutos depois de jogá-lo no aquário vejo todas aglomeradas em volta da comida.

Nota - Não são apenas os valores nutricionais que interessam, o formato também conta. Existem diversas formas de moldar a ração: flocos, grãos, chips, tabs, sticks, liofilizados e etc. Cada forma visa suprir as necessidades de peixes de tamanhos e hábitos alimentares diferentes. Escolher a opção correta dá resultados visíveis, pois até a aceitação do alimento muda.


Apresentação - Potes de:
  130 - 275 - 700 - 5400 tabs
  50ml - 100ml - 250ml - 2000 ml
  Tampa - Encaixe / Rosca


Achei interessante o fato do fabricante indicar a quantidade de tabs ao invés de apenas o peso ou volume.

No caso do pote que eu comprei a tampa é de encaixe. Na minha opinião, parece que proporciona mais proteção que a tampa de rosca. Além de ser mais difícil de acontecerem acidentes, como a tampa abrir em quedas - Tenho um gato que adora ração de peixe e sabe abrir tampas de rosca.

Sekai Scaping

Nota - Mais não é melhor quando se trata de ração. A partir do momento em que o pote é aberto as vitaminas começam a se deteriorar por causa da ação da luz e do ar. Caso os peixes não consumam toda a ração em poucos meses recomendo comprar potes menores ou dividir em porções logo depois de remover o lacre. Sempre guardar a ração dentro de potes ou sacos hermeticamente fechados, em um local seco e escuro, assim você manterá o alimento sempre fresco e nutritivo até o fim da validade.

Sekai Scaping
Detalhes do rótulo.

Analisando os Níveis de Garantia e Composição

No rótulo consta que esta ração é produzida com as rações em flocos Sera Vipan e Sera Flora. É visível que se trata de ração em flocos moída e compactada. O que não desmerece a Vipan pois além do fato ser mencionado pelo fabricante, as rações usadas para fabricá-la são de boa qualidade.
Segundo o texto da embalagem, boa parte dos ingredientes é de origem vegetal, o que torna a ração completa para peixes onívoros.
E uma curiosidade, na embalagem está sugerido que além de alimentar peixes-gato, também pode ser usada como petisco para tartarugas.

Composição

Farinha de peixe • Farinha de trigo • Levedura de cerveja • Caseinato de Cálcio • Farinha de gammarus • Spirulina • Farinha de alga marinha • Óleo de peixe • Urtiga • Farinha de Alfafa • Espinafre • Cenoura • Páprica • Salsa • Óleo vegetal • Vitaminas • Corantes

Extrato Etéreo (Mín.) 8%
O extrato etéreo indica a quantidade de gordura da ração.
Este valor deve ser baixo, sendo que acima de 8% já é considerado alto.
A Sera Viformo está no limiar entre o aceitável e o excesso.

Matéria Fibrosa (Máx.) 2,2%
Este valor deve ser o mínimo possível para peixes onívoros e carnívoros, pois estes tem baixa capacidade de digerir fibras.
Comparando com outras rações de marcas similares, está na média, entre 2 e 4%.

Proteína Bruta (Mín.) 45,7%
Esta taxa de proteínas é considerada alta, o que está de acordo com a dieta de peixes onívoros.


Considerações finais

É uma excelente ração específica e cumpe o papel que promete, que é facilitar a alimentação de peixes-gato. Meus peixes comem muito bem e cresceram rápido apenas com essa ração.
Só pela praticidade dos tabletes já compensa o investimento.

Nota - Variação na alimentação é essencial para manter a saúde dos peixes. Use mais de uma ração intercalando marcas / tipos. Também é muito benéfico complementar com alimentos frescos ou vivos.

Chantal Wagner
Este produto foi comprado para uso pessoal.

Bibliografia
Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

Aviso - Esta ração foi importada dos Estados Unidos, o pote pode ser diferente daqueles encontrados no Brasil

2 comentários:

Milton disse...

Olá, estava passeando pelo site e vi essa postagem, e tive uma dúvida... essa ração serve para invertebrados? Como ampulárias?

Qual a ração você indica para ampulárias?

Abraços
Netinho

Sekai Scaping disse...

Olá Milton,

Sim, serve, ampulárias são onívoras/detritívoras e comem tudo que for oferecido, por isso é importante alimentar com qualidade.
Também há a opção da JBL tabis, que também foi postada aqui no blog.
Ou qualquer outra ração para animais de fundo.

Abs,
Chantal