12 maio 2011

Aequidens aff. rivulatus


Nome Popular: False Green Terror, Gold Saum, 
Nome Científico: Aequidens aff. rivulatus
Família: Cichlidae
Origem: América do Sul / Equador
Sociabilidade: Sozinho, casal
pH: 6.4 a 7.4
Temperatura: 20 a 24ºC
Dureza da água: mole a média
Tamanho adulto: aproximadamente 30 cm 

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Também é recomendado oferecer ração complementar à base de spirulina visando aumentar a variedade da alimentação e ressaltar a coloração azul.

Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais colorido, apresenta a nadadeira ventral maior, pontas das nadadeiras dorsal e anal finas, o ventre é retilíneo e desenvolve um "calo nupcial" quando adulto. 

Comportamento: São peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. O casal deve ser sempre mantido em aquário próprio e sem outros peixes, no caso de aquário comunitário é recomendado manter apenas o macho sozinho.

Reprodução: Ovíparo, tudo começa quando o macho e a fêmea formam um casal e escolhem um local para desovar, geralmente este é bem escondido, com o casal tendo preferência por  troncos, folhas ou rochas. Eles irão limpar o lugar, cavar, enfim... deixar tudo pronto para a desova. O macho exibirá suas cores ao máximo, as nadadeiras eriçadas e nadará perto da fêmea, apresentando movimentos erráticos, com leves tremores, nadando e parando constantemente.


Quando está pronta para desovar, a fêmea apresenta o ovopositor bem visível, cores fortes e a desova em aproximadamente 400 ovos, podendo variar de acordo com o tamanho da fêmea e seu estado de saúde. A fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida,  depois disso ela fica cuidando dos ovos - agitando as nadadeiras para que a água circule por entre eles, retirando os ovos não fecundados ou atacados por fungos - até que eclodam.


Os ovos eclodem em aproximadamente 72 - 96 horas quando mantidos em temperatura mais alta, a fêmea pode mover os filhotes para outro local caso considere que a segurança da prole está ameaçada. Após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Pode-se então ofertar rações específicas para alevinos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, microvermes, etc, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes. Assim que a fêmea começar a dar sinais que não está mais cuidando deles, os filhotes já podem ser separados da mãe.

Tamanho mínimo do aquário: 300 litros.

Outras informações: Na maioria absoluta das vezes, o peixe que encontramos disponível nas lojas de aquário não é o verdadeiro Aequidens rivulatus. Trata-se de um peixe muito semelhante - ainda não completamente classificado - que é chamado de Aequidens aff. rivulatus, onde o "aff" significa affinis e sugere que o peixe em questão tem afinidade (se parece) com o verdadeiro A. rivulatus.


As principais diferenças entre eles são a distribuição da iridescência presente nas escamas e as faixas presentes nas bordas das nadadeiras dorsal e caudal. O verdadeiro A. rivulatus apresenta uma iridescência no centro das escamas e faixas brancas nas bordas das nadadeiras supracitadas, já o peixe normalmente encontrado nas lojas apresenta uma mancha negra no centro das escamas e a iridescência aparece apenas em suas bordas, além disso as faixas são de coloração vermelha ou laranja, raramente sendo brancas (apenas em algumas variedades mais raras).


O nome popular "Gold Saum" é referente à coloração das bordas das nadadeiras dorsal e caudal, pois a palavra "saum" quer dizer "borda" em alemão.



  • Clique neste link para comparar a foto do peixe da ficha com a de um verdadeiro A. rivulatus.


Cinthia Emerich

1 comentários:

Nico disse...

Este tópico ajudará na sua pesquisa:

http://www.ciclideos.com/forum/verdadeiros-green-terror-t14614.html

Abs.