14 abril 2011

Puntius padamya



Nome popular: Barbo Odessa
Nome científico: Puntius padamya, Kullander & Britz, 2008
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia / Norte de Mianmar
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.4 a 7.4
Dureza da água: mole a média
Temperatura: 20ºC a 26ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 5 a 7 cm

Alimentação: Onívora com tendência ao carnivorismo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Os mais comuns são enquitréias, artêmias, dáfnias, larvas de mosquitos, microvermes, existem também várias rações com animais liofolizados. Lembrando apenas que é necessário oferecer rações com material vegetal para complementar a sua dieta.

Dimorfismo Sexual: O macho apresenta um porte maior, coloração avermelhada, mais intensa e seu ventre é retilíneo.  A fêmea é menor, possui coloração prateada, com manchas negras e o vermelho é presente apenas nas nadadeiras ventrais e pedúnculo caudal e o ventre é roliço.

Comportamento: São peixes pacíficos com os companheiros de aquário - desde que mantidos em cardumes de tamanho adequado - porém territoriais com machos da mesma espécie e semelhantes.





Reprodução: Ovíparo, considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. 

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, portanto, para aumentar as chances de desenvolvimento dos ovos é indicado colocar plantas como musgos ou algum material que permita que os ovos caiam no substrato, mas que fiquem fora do alcance dos adultos. Muitos criadores usam algum tipo de tela ou mesmo bolinhas de gude ou cascalhos de granulomentria maior par este fim.

Os ovos eclodem em um ou dois dias e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente.  Assim que os filhotes apresentarem nado livre, podem ser oferecidos alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia. Conforme forem crescendo, rações para alevinos de ovíparos e alimentos vivos maiores podem ser ministrados.

Recomenda-se usar um filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário:  70 litros.


Outras Informações:
Apesar de já fazer décadas que esta espécie é comercializada, apenas recentemente ela foi classificada cientificamente e a razão provavelmente se deve ao fato de sua origem  ter sido ocultada por vários anos. Apareceu primeiro na cidade portuária de Odessa (Ucrânia) e é daí que vem seu nome popular!






Cinthia Emerich


Bibliografia consultada
Fishbase
Seriously Fish

1 comentários:

Xylema disse...

Eu gosto muito de barbos e por muito tempo eu mantive vários barbos sumatra (Puntius tetrazona).
Recomendo o maior aquário possível para um bom cardume de no mínimo seis indivíduos, bem plantado e com várias zonas onde eles possam explorar. São muito ativos e vorazes na alimentação, por isso não recomendo junta-los com espécies mais calmas e tranqüilas que vão se estressar com a hiperatividade deles.