12 abril 2011

Produtos: JBL Premium Tabis


Olá a todos,

Continuando então as postagens sobre produtos, neste post falo sobre uma ração que venho usando faz algumas semanas, a JBL Premium Tabis, ganhei o pote junto com outros da marca e a utilizo desde então, alternando com outras rações que possuo.


A primeira coisa que se destaca aos nossos olhos é o formato da ração, são pastilhas - o que facilita muito na dosagem de alimento:

Este formato permite que o aquarista tenha maior controle sobre a quantidade de ração a ser oferecida e evita o desperdício.



Os potes estão disponíveis em dois tamanhos:

100 ml /   60g / 160 pastilhas
250 ml / 150g / 400 pastilhas

Prefiro sempre utilizar os potes menores, pois assim estou sempre oferecendo ração "nova e fresquinha" para os peixes.

A ração é em forma de pastilha, bem macia e pequena, além disto, afunda e se desfaz fácil e não tinge a água!

Repararam no "Para todos os Peixes de Aquário" que vem escrito no rótulo? Ela atende muito bem as necessidades da maioria absoluta dos peixes onívoros e é ótima para peixes de fundo que possuem este hábito alimentar!



Vamos dar uma olhada em alguns dos níveis de garantia?


Extrato Etereo (Mín.) 
Existe uma divergência entre as informações sobre o Extrato Etereo deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 5%, já no site oficial da marca, vem 6%.
A taxa deve ser relativamente baixa, pois seu excesso pode prejudicar a absorção dos nutrientes

Matéria Fibrosa (Máx.)
Existe uma divergência entre as informações sobre a Matéria Fibrosa deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 4%, já no site oficial da marca, vem 2,5%.
No caso de peixes onívoros e carnívoros, quanto menos material fibroso na ração, melhor.

Proteína Bruta (Mín.) 46%
Existe uma divergência entre as informações sobre a Proteína Bruta deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 40%, já no site oficial da marca, vem 46%.
Altas taxas de proteína são essenciais para peixes onívoros, onívoros com tendência ao carnivorismo e carnívoros, principalmente se estiverem em fase de crescimento.


Além disso, inclui em sua formulação um complexo vitamínico ("Multivitamin") que serve para fortalecer o sistema imunológico dos peixes, 10% de proteína proveniente do Krill e 6% de Spirulina.

Ofereço também outras rações (variedade é a palavra-chave na hora da alimentação!) e serão feitos outros posts sobre as que dão melhor resultado por aqui.

O único "problema" que esta ração apresenta é o de provocar brigas no aquário hahaha. Os peixes ficam doidos por ela, como vocês podem comprovar a seguir:

Discos brigando pela ração.

Coridora aproveitando uma pastilha que "escapou" dos discos.

Fêmea de killifish que está no mesmo aquário, aguardando o término da ciclagem do seu próprio.

O macho, logo antes de dar uma bocada na ração.

Characidium sp., outro peixe que briga por esta ração (e normalmente ganha!).

Este coitado sempre é sacaneado pelos discos quando tenta comer a ração enquanto as luzes ainda estão ligadas, então costumo oferecer novamente logo antes de apagar as luzes.

Já presenciei várias espécies se alimentando desta ração, incluindo tetrinhas. Devido à facilidade com que ela se desfaz, eles conseguem se alimentar tranquilamente. É ótima também para ampulárias.

Gostaria de aproveitar e agradecer novamente ao pessoal da Aquática Brazil pelo envio das rações, fiquei lisonjeada com a iniciativa e a importância que dão aos consumidores, mais uma vez, obrigada!

Cinthia Emerich
Este produto foi oferecido para resenha, por representantes da marca.

Nota: Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

0 comentários: