28 abril 2011

Produtos: JBL Grana Cichlid


Olá a todos,

Continuando as postagens sobre produtos, neste post falo sobre uma ração que venho usando faz algum tempo, a JBL Grana Cichlid, ganhei o pote junto com outros da marca e a utilizo desde então, alternando com outras rações que possuo.


É uma ração granulada, produzida especialmente para ciclídeos onívoros e carnívoros (de pequeno a médio porte), que pode ser encontrada em duas formas, com a tampa do sistema click e na versão refil - com tampa normal. Ela faz parte da linha Premium da JBL e é própria para ciclídeos menores.

Linha Premium


A ração


Os potes estão disponíveis em dois tamanhos:

100 ml /   42g 
250 ml / 105g 

Prefiro sempre utilizar os potes menores, pois assim estou sempre oferecendo ração "nova e fresquinha" para os peixes.
A ração é em forma de grânulos, bem macia e pequena, além disto, afunda e se desfaz fácil e não tinge a água!

Apesar de ter sido desenvolvida especialmente para ciclídeos, ela atende muito bem as necessidades da maioria absoluta dos peixes onívoros e carnívoros.



Vamos dar uma olhada em alguns dos níveis de garantia?


Extrato Etereo (Mín.)
Existe uma divergência entre as informações sobre o Extrato Etereo deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 4%, já no site oficial da marca, vem 6%.
A taxa deve ser relativamente baixa, pois seu excesso pode prejudicar a absorção dos nutrientes

Matéria Fibrosa (Máx.)
Existe uma divergência entre as informações sobre a Matéria Fibrosa deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 6%, já no site oficial da marca, vem 5%.
No caso de peixes onívoros e carnívoros, quanto menos material fibroso na ração, melhor.

Proteína Bruta (Mín.)
Existe uma divergência entre as informações sobre a Proteína Bruta deste produto, no pote que tenho aqui vem escrito 39%, já no site oficial da marca, vem 45%.
Altas taxas de proteína são essenciais para peixes onívoros, onívoros com tendência ao carnivorismo e carnívoros, principalmente se estiverem em fase de crescimento.


Além disso, inclui em sua formulação um complexo vitamínico ("Multivitamin") que serve para fortalecer o sistema imunológico dos peixes e 10% de proteína proveniente do Krill.

Complexo vitamínico - Multivitamin

10% de proteína proveniente do Krill

Ofereço também outras rações (variedade é a palavra-chave na hora da alimentação!) e serão feitos outros posts sobre as que dão melhor resultado por aqui.

Já presenciei várias espécies se alimentando desta ração, incluindo tetrinhas e peixes de fundo. 

Estes são alguns dos peixes que se alimentam desta ração:


Apistogramma trifasciata


Mikrogeophagus ramirezi


Mikrogeophagus altispinosus



Thorichthys meeki


  • Embora tenha escrito que esta ração pode ser encontrada com o sistema Click, em minhas pesquisas pelas lojas virtuais brasileiras, só consegui encontrar potes com tampa normal.

Cinthia Emerich
Este produto foi oferecido para resenha, por representantes da marca.

Nota: Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

2 comentários:

Marcos Esteves disse...

Olá. Em 2009, aproximadamente, comecei a postar sobre peixes ornamentais. Minha esposa desejava ter um aquário, consegui presenteá-la. Até hoje escuto comentários se nos divorciarmos o Aquário é meu. Realizamos todo aquele ritual para a montagem do nosso pequeno mundo aquático, primeiro foi um pequeno de apenas 20 litros, e como todo iniciante no hobby, super povoamos, chegou ter mais de vinte peixinhos nele. Imagina o caos, que se tornou. Começamos a procurar informações na web para resolver os problemas, li muito artigos em blogs, sites e artigos e cheguei à conclusão que podia compartilhar os artigos e post que lia em um blog. Então criei o www.peixesornamentaisdeaqurio.blospot.com e em uma fome avassaladora por informações e a necessidade em compartilhar publiquei 300 post em 3 meses, como tudo que é em excesso faz mal abandonei o blog. Agora depois de 2 anos, voltei a olhar com carinho o www.peixesornamentaisdeaqurio.blospot.com percebi que recebia cerca de 250 visitas por dia. Tinha alguns seguidores, e também vi seus comentários lá. “Mais uma vez, copiando sem citar a fonte:” e “É bom sempre citar a fonte de onde você pegou o texto :).”. E SABE DE UMA COISA... Vocês estão certos, não custa nada falar de onde vc tirou as informações. Pena que agora não posso concertar o erro. Obrigado.

Anônimo disse...

Òtimo site e artigo. Eu acho que a JBL é supervalorizada aqui no Brasil, os importadores a vendem por preços altos e isto dá a impressão de serem top de linha. Na Alemanha ela é tida como uma ração média, inferior a Tera e Sera. É uma boa opção de alimentação sim, mas os preços aqui no Brasil da JBl estão "inflados". É quase a continuação da novela New Life Spectrum, que é boa mesmo, mas é muito cara aqui. Abraço, Geophagus