26 abril 2011

Sawbwa resplendens



Nome Popular: Sawbwa Barb, Asian Rummynose, Naked Microrasbora
Nome Científico: Sawbwa resplendens, Annandale, 1918
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia / Lago Inle e proximidades - Myamar
Sociabilidade: Cardume
pH: 7.0 a 8.0
Temperatura: 21 - 25ºC
Dureza da água: média
Tamanho adulto: aproximadamente de 3 cm

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter suas rásboras saudáveis e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Na natureza se alimentam mais de vermes, larvas de mosquito, pequenos insetos e crustáceos.

Dimorfismo sexual: O macho é mais colorido, com o corpo azulado e as extremidades (cabeça e pontas da nadadeira caudal) vermelhas e seu ventre é retilíneo. A fêmea apresenta o corpo  amarelado e o ventre roliço, principalmente em época de desova.

Comportamento: São peixes pacíficos e cardumeiros. Em aquários comunitários, quando mantidos em cardumes, dificilmente chegam a atacar / estressar outros peixes. O mais comum é ver os machos disputando entre si a hierarquia do grupo.

Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas e após três a cinco dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução. 

Tamanho mínimo do aquário: 30 litros.

Outras informações: Apesar de muitas vezes ser vendida, no exterior, com o nome de Asian Rummynose, Rummynose Rasbora e Naked Microrasbora, a Sawbwa é muito mais próxima dos Barbos do que das Rásboras.  Preferem aquários com água não muito movimentada e são peixes de carume, portanto devem ser mantidos em grupos de pelo menos 5 exemplares.


Quanto maior o cardume mais natural é o comportamento, apesar das disputas por hierarquia - onde os machos maiores exibem suas cores e nadadeiras no máximo esplendor possível - serem frequentes, é raro que algum peixe saia machucado. São peixes que atingem um tamanho pequeno quando adultos, então o cuidado com os companheiros de aquário deve ser redobrado para evitar que virem petiscos de luxo.



Cinthia Emerich


Bibliografia Consultada:
Fishbase
FishProfiles
Seriously Fish

0 comentários: