11 dezembro 2010

Peckoltia compta





Nome popular: Tigre de Ouro, Leopard Frog Pleco, L134
Nome científico: Peckoltia compta, De Oliveira, Zuanon, Rapp Py-Daniel & Rocha, 2010
Família: Loricariidae
Origem: Brasil / Amazônia - Bacia do Rio Tapajós
Sociabilidade: sozinho / casal
pH: 6.0 a 7.4
Dureza da água: mole
Temperatura: 24ºC a 28ºC
Tamanho adulto: aproximadamente 11cm

Alimentação: Onívoro com tendência ao carnivorismo, aceita de tudo e se quiser incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável dê alimentos vivos pelo menos uma vez por semana, além disso existem rações próprias para peixe de fundo onívoros que são muito boas, alimente-o à noite, depois de apagar as luzes do aquário. ***Não é um comedor de algas eficiente!!! Se a intenção ao comprá-lo for a de eliminar algas, procure outra alternativa.

Os seguintes alimentos podem ser oferecidos para complementar a sua dieta: abóbora, abobrinha, alface, couve, ervilha, pepino, vagem.

Dimorfismo Sexual: É mais fácil sexá-los quando os vemos por cima, a fêmea costuma ter o ventre um pouco mais roliço que o do macho, além disso, o macho possui odontodes presentes no primeiro raio das nadadeiras peitorais e ao longo da lateral do corpo, já nas fêmeas são ausentes.

Close dos Odontodes - dentículos dérmicos

Comportamento: São peixes territoriais com machos da mesma espécie e/ou semelhantes e pacíficos com os demais, de hábitos crepusculares / noturnos e gostam de se esconder sob folhas, rochas, troncos.

Reprodução: Se reproduzem durante a noite e as fêmeas depositam os ovos em fendas / tocas, os adultos cuidam dos ovos e filhotes.

Os ovos eclodem em alguns dias e assim que os alevinos tiverem terminado de se alimentar do saco vitelino irão aceitar microvermes e náuplios de artêmia, conforme forem crescendo, alimentos maiores devem ser oferecidos.

Tamanho mínimo do aquário: 70 litros.





Outras Informações: O gênero Peckoltia refere-se a Gustavo Peckolt, um membro da Comissão de História Natural de Rondônia, e abrange - no momento - 13 espécies classificadas, mas ainda existem várias outras a serem descritas. O epíteto específico, compta, significa "adornado / ornamentado" e remete ao chamativo padrão de coloração da espécie.

Os exemplares de P. compta apresentam a coloração amarela bem mais destacada quando jovens e apenas quando vão se tornando adultos que as marcas escuras ficam mais largas e predominantes. O que a distingue das outras espécies é uma faixa clara que sai do focinho do peixe e segue até a parte anterior do olho. Seu padrão de coloração em muito lembra a Peckoltia vittata.

Close

Dando uma "piscada" para a câmera e mostrando melhor a faixa clara na parte anterior do olho

Por ser uma espécie que praticamente some durante o dia - se escondendo sob troncos, rochas e/ou folhas - e fica mais ativo apenas durante a noite devido a seus hábitos crepusculares / noturnos, não é um peixe que visualizamos facilmente no aquário. As próprias fotos da ficha (com o substrato escuro) foram feitas logo que o peixe chegou, em um aquário específico para este fim, assim que foi solto no aquário, nadou rapidamente em direção às moitas de Nymphaea e troncos e de lá não saiu até que as luzes fossem apagadas. 


No início ele apenas deixava o esconderijo tarde da noite, quando as luzes do aquário já estavam apagadas, mas com o tempo ele passou a sair mesmo com elas ainda acesas, sempre que eu jogo a ração.

Portanto, apenas os que tem plena ciência do comportamento do animal e mesmo assim ainda desejam tê-los em seus aquários é que conseguem aproveitar o comportamento diferenciado desta espécie. Se a intenção é comprar um "cascudo" colorido e observá-lo com frequência ou mostrá-lo às visitas, esta não é a espécie mais indicada. Particularmente, adoro a espécie e acho que vale muito à pena criá-la em um tanque amazônico.




Um aquário ideal deve possuir substrato fino, como a areia, rochas, troncos e/ou folhas caídas - que são úteis para o fornecimento de abrigos - e a iluminação deve ser reduzida, de preferência usando plantas flutuantes para deixá-la ainda mais difusa. Água quente, mole e ácida, companheiros calmos e que não fiquem importunando o peixe ou tentem comê-lo e áreas com leve correnteza.

Na hora de adquirir seu peixe, dê preferência aos que apresentem o ventre levemente saltado, procure por animais alertas e que busquem escapar da rede logo que tentarem capturá-los, além disso repare nos olhos, veja se não estão "fundos" e não devem apresentar coloração nem muito apagada nem o corpo todo escuro.




Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:
DE OLIVEIRA, R. R. et al. Peckoltia compta, a new species of catfish from the Brazilian Amazon, rio Tapajós basin (Siluriformes: Loricariidae). Zootaxa 2534: 48-56 (2010).
HUYSSEUNE, A. et al. Evolutionary and developmental origins of the vertebrate dentition. J. Anat. (2009) 214, pp 465-476.


Creative Commons License As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

0 comentários: