20 fevereiro 2010

Poecilocharax weitzmani


Macho


Fêmea à frente, Macho ao fundo.


Nome popular: Tetra Colibri, Tetra Magnífico, Black Morpho Tetra
Nome científico: Poecilocharax weitzmani - Géry, 1965
Etimologia: Homenagem ao Dr. Stanley H. Weitzman
Família: Crenuchidae
Origem: América do Sul / Bacias dos rios alto Negro, alto Solimões e alto Orinoco.
Sociabilidade: Grupo / Cardume
pH: 5.2 - 6.5 / ácida
Dureza: ?º- 5º H / mole
Temperatura: 24-28º
Tipo: Água escura
Tamanho adulto: 4 cm


Alimentação: Onívoro / Aceita bem ração quando adaptado ao aquário. Alimentos vivos devem ser oferecidos sempre, para manter a saúde e incentivar a reprodução.

Comportamento: São muito tímidos e ligeiramente territoriais. Passam a maior parte do tempo protegendo o seu pequeno território, se envolvendo em pequenas disputas, quando exibem suas belas nadadeiras. Gostam de aquários plantados e quase sempre estão escondidos entre a vegetação. Não formam cardumes, exceto quando estressados/ameaçados.

Dimorfismo Sexual: Difícil. Fêmeas tem o ventre mais volumoso. Machos são maiores e mais coloridos. O tamanho da nadadeira dorsal parece estar ligado a outros fatores, apenas machos desenvolvem as nadadeiras compridas, mas também podem ter nadadeiras curtas.

Reprodução: Embora pertença à ordem dos Characiformes, sendo parentes muito próximos dos Caracídeos, tem uma estratégia reprodutiva muito diferente e peculiar, mais parecida com a dos Ciclídeos. A desova é feita dentro de uma toca e os pais cuidam da cria, esta toca pode ser um pequeno vaso, cano de PVC, etc... As condições ideais para a reprodução são as encontradas no ambiente natural da espécie, igarapés de águas escuras, com muitos troncos e plantas flutuantes. Alimentos vivos são um fator importante para o sucesso na reprodução de qualquer peixe.

Tamanho mínimo do aquário: 40 litros

Configuração do aquário: Igarapé amazônico. Água escura, tingida por taninos de madeira e folhas. Plantas flutuantes, como Nymphaea, Nymphoides, Salvinia, Phyllanthus fluitans, etc.


Companheiros ideais: Outros peixes igualmente pacíficos, caramujos e pequenos camarões. Não devem ser mantidos com qualquer peixe grande o suficiente para intimidá-los, ou os tranformarem em petisco de luxo.


Outras Informações: Algumas fotos mostram exemplares com nadadeiras dorsal e anal maiores que o normal, em forma de leque. Nenhum dos meus exemplates possui as nadadeiras mais desenvolvidas, essa diferença pode ser uma variedade diferente e não mostra ser fator de dimorfismo sexual.
Foi descrita uma outra espécie do gênero, Poecilocharax bovalii (Eigenmann, 1909), esta é pouco conhecida por aquaristas, uma foto pode ser encontrada aqui.

Bibliografia consultada:

Fishbase
BlackWaterFish.com
Aquaworld
Vertebrates.si.edu
Aquahobby



Chantal


Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

0 comentários: