05 março 2009

Paracheirodon axelrodi








Nome popular: Tetra Neon Cardinal, Neon cardinal
Nome científico: Paracheirodon axelrodi, Schultz, 1956 
Família: Characidae
Origem: Bacia do Rio Negro e Orinoco
Sociabilidade: Cardume
pH: 5.0 a 6.6
Temperatura: 25 a 30ºC
Dureza da água: Mole
Tamanho adulto: 4 a 5 cm

Alimentação: Onívoro, come de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, etc. Na natureza se alimenta de vermes e pequenos crustáceos, também é importante adicionar ração a base de vegetais / algas à sua dieta para oferecer uma maior variedade de nutrientes.

Dimorfismo sexual: O macho é menor, possui o ventre mais magro, retilíneo e apresenta uma pequena modificação no primeiro raio da nadadeira anal que se assemelha ao formato de um gancho. Já a fêmea é o contrário é maior e possui o ventre volumoso, roliço, principalmente em época de desova.

Comportamento: São peixes cardumeiros e pacíficos.

Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 19 a 20 horas quando mantidos em temperatura entre 25 e 27ºC, após três ou quatro dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. O alevino possui uma glândula adesiva grande no topo da cabeça que a ajuda a se prender no substrato ou nas folhas de plantas. Isso evita que sejam arrastados pela correnteza e se dispersem ficando desprotegidos e tendo como consequência a morte por predação.

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie e a paritr do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Os filhotes só começam a apresentar as cores características da espécie com aproximadamente duas semanas de vida. Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução. A partir do 6 meses de idade e pouco mais de 2cm de comprimento, os cardinais já estão aptos a reproduzir.

A reprodução do neon em cativeiro não é impóssível como muitos dizem, apenas exige mais atenção aos parâmetros da água e cuidados com o aquário do que com os outros tetras, mas a maioria absoluta dos neons encontrados para a venda no Brasil são coletados diretamente da natureza. Na Europa e Ásia a reprodução deles em cativeiro já vem sendo praticada por anos.

Tamanho mínimo do aquário: 50 litros

Outras informações: Por serem de cardume, os neons não devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento que é incrível, formam cardumes coesos e nadam o tempo todo pelo aquário inspecionando cada centímetro do território. Definitivamente são ótimos peixes para plantados. Aqui mantenho um cardume de 11 que vão completar 3 anos comigo, mas ainda não chegaram à metade da expectativa de vida da espécie que é de pelo menos 8 anos.

Algumas pessoas confundem o Neon cardinal com o Neon Verde (Paracheirodon simulans), mas é muito fácil de se diferenciá-los, além do simulans ser bem menor, é só olhar onde termina a faixa neon do peixe: se for na base da nadadeira adiposa como na foto dos da ficha é um axelrodi se passar desta nadadeira e chegar ao pedúnculo caudal, quase na nadadeira caudal, é o simulans. Muito simples e fácil não? Para não restar dúvidas, compare as duas fotos abaixo

Paracheirodon simulans - Faixa neon até o pedúnculo caudal



Paracheirodon axelrodi - Faixa neon termina na base da nadadeira adiposa



Cinthia Emerich

Bibliografia consultada

2 comentários:

Anônimo disse...

http://nomarprofundo.blogspot.com/2009/07/peixes-tetra-neon-01.html

Foto do sekai Scaping sem a fonte nem link.

Unknown disse...


Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon! craigslist seattle