04 maio 2011

Apistogramma trifasciata


Nome Popular: Three-Stripe Dwarf Cichlid
Nome Científico: Apistogramma trifasciata, Eigenmann & Kennedy, 1903
Família: Cichlidae
Origem: América do Sul / Rios Paraguai, Paraná e Guaporé
Sociabilidade: Sozinho, harém
pH: 6.0 a 7.0
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: mole
Tamanho adulto: aproximadamente 4 a 6 cm

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seu apisto saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana, podem ser artêmias, enquitréias, larvas de mosquito, Daphnia, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à base de spirulina visando aumentar a variedade da alimentação e ressaltar a coloração azul.

Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais colorido, apresenta a nadadeira ventral maior, pontas das nadadeiras anal, dorsal e caudal finas, os raios da nadadeira dorsal são maiores e o ventre é retilíneo. A fêmea possui coloração amarelada, pontas das nadadeiras anal, dorsal e caudal arredondadas, ventre roliço e é menor que o macho.

Comportamento: São peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. O casal deve ser sempre mantido em aquário próprio e sem outros peixes, no caso de aquário comunitário é recomendado manter apenas o macho sozinho. Costumam ser pacíficos com os demais peixes.

Reprodução: Ovíparo, tudo começa quando o macho e a fêmea formam um casal e escolhem um local para desovar, geralmente este é bem escondido, com o casal tendo preferência por  troncos, folhas ou rochas, ou qualquer outro lugar mais discreto e que forme tocas. Eles irão limpar o lugar, cavar, enfim... deixar tudo pronto para a desova. O macho exibirá suas cores ao máximo, as nadadeiras eriçadas e nadará perto da fêmea, apresentando movimentos erráticos, com leves tremores, nadando e parando constantemente.


Quando está pronta para desovar, a fêmea apresenta o ovopositor bem visível, cores fortes - normalmente puxada para o amarelo - e a desova ocorre geralmente durante a noite, com uma quantidade de ovos variável. A fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida,  depois disso ela fica cuidando dos ovos - agitando as nadadeiras para que a água circule por entre eles, retirando os ovos não fecundados ou atacados por fungos - até que eclodam.


Os ovos eclodem em aproximadamente 48 horas quando mantidos em temperatura mais alta, após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

A fêmea então começa a levá-los para fora da toca, mas sempre sob seu cuidado atento, a partir daí pode-se dar rações específicas para alevinos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, microvermes, etc, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Durante este período a fêmea fica com coloração amarela bem forte e pode ficar muito agressiva com o macho, portanto o recomendado é retirá-lo do aquário para evitar o estresse de ambos, caso ocorram brigas constantes.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes. À partir de 1 mês de idade os filhotes já podem ser separados da mãe, ou então assim que ela começar a dar sinais que não está mais cuidando deles. Por volta dos 6 meses de idade os filhotes já atingem maturidade sexual e podem começar a reproduzir, mas a coloração final do macho leva mais tempo que isso.

Tamanho mínimo do aquário: Para apenas um casal 30 litros; para um trio 60 litros; para um aquário comunitário com apenas o macho, 50 litros.

Outras informações: Um aquário ideal deve possuir substrato fino e fácil de ser cavado, folhas secas, troncos e/ou rochas para servir de local para a desova, água ácida, quente e mole e plantas flutuantes na superfície para controlar um pouco a luminosidade.


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:

2 comentários:

Anônimo disse...

é possível conviver com os camarões red crystal?

Sekai Scaping disse...

É muito provável que ele tente comer os camarões =/