18 janeiro 2011

Produtos: Sera Discus Color Red




Olá a todos,

Conforme anunciamos anteriormente, na primeira postagem do ano de 2011, o Sekai terá categorias novas de postagens! A primeira - sobre recomendações de leitura - vocês já viram, a outra é relacionada a produtos que usamos e gostamos muito.


Dando início então às postagens sobre produtos, começo falando sobre uma ração que venho usando já faz alguns anos, a Sera Discus Color Red.

Logo de cara, a tampa do potinho de ração já oferece duas maneiras de utilização:

Os três orifícios menores possibilitam um maior controle na hora de oferecer a ração aos peixes e o maior permite uma liberação maior de ração

Os potes estão disponíveis em vários tamanhos, eu prefiro sempre comprar o de 48g, pois assim estou sempre comprando ração "nova e fresquinha" para os peixes.

A ração é granulada e bem macia, consigo quebrar os grânulos facilmente com os dedos quando necessário, além disto, afunda fácil e não tinge a água


Apesar do nome, atende muito bem às necessidades da maioria absoluta dos peixes onívoros. Vamos dar uma olhada em alguns dos níveis de garantia?


Extrato Etereo (Mín.)
Existe uma divergência entre as informações sobre o Extrato Etereo deste produto, no pote que comprei vem escrito 6,7%, já no site oficial da marca, vem 10,3%.
A taxa deve ser relativamente baixa, pois seu excesso pode prejudicar a absorção dos nutrientes

Matéria Fibrosa (Máx.) 1,9%
No caso de peixes onívoros e carnívoros, quanto menos material fibroso na ração, melhor.

Proteína Bruta (Mín.) 
Existe uma divergência entre as informações sobre a Proteína Bruta deste produto, no pote que comprei vem escrito 48,5%, já no site oficial da marca, vem 53%.Altas taxas de proteína são essenciais para peixes onívoros, onívoros com tendência ao carnivorismo e carnívoros, principalmente se estiverem em fase de crescimento.


Além disso, existe todo um conjunto de vitaminas que inclui as importantíssimas vitaminas B2, C (com 550mg), D3, E, A e B1.

Lembram do vídeo do Bunocephalus coracoideus comendo ração? Muitos me perguntaram qual era... É esta do post! Eu coloquei a ração para os meus discos selvagens (e outros peixes do aquário) e o Banjo resolveu aparecer para comer também :)

Falando nos discos, acho que uma foto explica melhor do que as palavras o que a ração faz pela cor dos mesmos:



Além da Discus Red, eles gostam muito de outra ração da Sera chamada Sera FD Tubifex, ela vem com os "bichinhos" liofilizados e é só molhar e oferecer aos peixes, os daqui de casa consomem com uma voracidade imensa, no momento estou sem a FD Tubifex para mostrar a vocês, mas quando eu conseguir outro pote eu tiro fotos e faço outro post, de preferência com um vídeo deles se alimentando :)

Ofereço também outras rações (variedade é a palavra-chave na hora da alimentação!) e em breve farei outros posts sobre as que dão melhor resultado por aqui.





Cinthia Emerich
Este produto foi comprado para uso pessoal.

Nota: Recomendo a leitura do artigo Alimentação e Nutrição de Peixes Ornamentais, escrito pelo médico veterinário Rodrigo G. Mabilia, para maiores informações sobre a nutrição dos peixes.

1 comentários:

Luciano T disse...

essa ração é bom também para bótias e coridoras porque afunda rápido e elas adoram.