27 outubro 2010

1ª Exposição de Nishikigoi Juvenil



Olá Pessoal.
Nos dias 13, 14 e 15 de Agosto aconteceu a 1ª Exposição de Nishikigoi Juvenil organizada pela Associação Brasileira de Nishikigoi, que divulgamos aqui no Sekai. Não é a primeira exposição do tipo no brasil, já acontecem exposições de nishikigoi a muitos anos, mas é a primeira com a particuliaridade de expor apenas indivíduos jovens (até 45cm). Esse tipo de evento é novo para mim, foi uma ótima oportunidade para poder conhecer um pouco mais sobre o mundo das carpas campeãs.
O local da exposição foi o Pesqueiro Maeda em Itu, que fica a aproximadamente uma hora e meia de São Paulo. Embora possa parecer um pouco estranho fazer um evento com peixes de estimação em um pesqueiro, o local é perfeito para o evento, vocês já vão ver por que nas fotos!

No dia 13, quando chegamos, o julgamento das carpas já estava em andamento, e eu tentei entender um pouco do processo para explicar para vocês. Todas as carpas dos criadores participantes estavam nesses tanques (caixas d'água), a oxigenação era fornecida por uma poderosa turbina.



O julgamento era feito no mesmo local, em etapas, por variedade e tamanho das carpas. Os peixes de mesmo tamanho e variedade eram separados em bacias como esta da foto e colocados lado a lado.





Logo que as carpas estão reunidas os juízes já começam a fazer sua análise segundo a qualidade dos animais, pela saúde e perfeição da padronagem (ou estampa) segundo a classificação oficial. Eu tentei entender o quê diferenciava uma carpa campeã de uma que não merecia o título, no quesito estampa. Para quem não entende nada, como eu, é algo muito sutil e cada variedade tem sua particuliaridade, são mais de 300 tipos catalogados! Por exemplo, as Tantyo devem ter uma mancha vermelha circular perfeita na cabeça. Cores sólidas sem muitas manchinhas espalhadas são fatores importantes para a maioria das variedades. Machucados, doenças e deformidades físicas desclassificam qualquer peixe. Uma das carpas que tinha muito potencial acabou pulando, se machucando, e teve que ficar de fora da competição...
Como são muitas padronagens e tamanhos, o julgamento se extendeu pelo dia todo.

O trio de juízes observa atentamente os peixes e fazem suas anotações.



E os criadores observam todo o processo com ansiedade...



Uma das belas carpas que estava exposta nos tanques, esta é uma Taisho Sanke, carpa branca com manchas pretas e vermelhas, mas somente o vermelho na cabeça.



Ainda no primeiro dia pude andar um pouco pelo resto das instalações do pesqueiro, conheci alguns dos tanques de pesca.

Pude observar algumas garças buscando alimento fácil.



Enquanto isso, no galpão principal, estavam sendo feitos os preparativos para a exposição aberta ao público no dia seguinte, o pessoal ficou até altas horas da noite acertando os detalhes dos estandes, mostruários e alguns laguinhos ornamentais.
Na foto, o Renato Issamu (de boné vermelho) sendo auxiliado nos preparativos da sua belíssima montagem. As pedras não são de resina, são de verdade, e pesadíssimas!


No dia seguinte, a exposição foi aberta ao público em um grande galpão com vários estandes de empresas, lojas, importadoras...



Este é o lago do Renato depois de pronto, um belo trabalho de paisagismo que encantou a todos.




Detalhe das orquídeas usadas na composição.


No começo da tarde começou o momento mais esperado da exposição, o anúncio dos campeões e entrega dos troféus! Na foto, Leonardo Tanabe fazendo o anúncio dos vencedores.



Detalhe dos interessantíssimos troféus, um para cada categoria.




Foto geral dos criadores e hobistas que levaram troféus pelos seus belíssimos peixes.



Premiação do campeão geral, que fica com o estandarte.



E agora, as fotos de algumas das carpas campeãs, que ficaram exibidas nos tanques do galpão principal, aposto que todo mundo está curioso!

A campeã geral! Uma Kohaku de 50 bu, carpa branca com manchas vermelhas. Notem a uniformidade e solidez das manchas, esse é um dos fatores que define uma campeã.

Bu é uma unidade de medida usada em exposições, cobre uma faixa de 45 a 50cm, 40 a 45cm, 35 a 40cm e assim por diante...



Campeã 50bu, uma Hi Utsuri, carpa preta com manchas laranjas.

Essa é a minha favorita, fiquei impressionada com a profundidade das cores. Carpas campeãs como essa chegam a altíssimos valores, foi arrematada por um colecionador por 9.000 reais! Isso quando são vendidas, pois também são animais de estimação dos criadores e colecionadores, por isso, de valor inestimável.



Campeã da variedade Goshiki, 40 Bu - carpa com escamas com detalhes pretos e manchas vermelhas sólidas, em cima.
Campeã da variedade Bekko, 30 Bu - carpa de cor sólida (branca, alaranjada ou amarela) com pequenas manchas pretas.



Campeã da variedade Koromo, 40Bu - carpa branca com manchas e escamas com beiradas vermelhas ou pretas.



Campeã da variedade Hikari Mujimono, Platina, 35 Bu - Carpa de cor sólida inteiramente metálica, pode ser alaranjada, amarela, ou prateada (platina).




Camperã da variedade Tantyo Sanshoku, 30 Bu - Tantyo são as carpas com corpo branco e uma mancha circular vermelha na cabeça, podem ter manchas pelo resto do corpo ou não. Sanshoku se refere à presença de manchas pelo corpo (Sumi).



Depois de tanta inspiração com esses belos peixes o pessoal aproveitou para fazer compras com os criadores que estavam presentes. E quem sabe, sonhar em comprar uma futura campeã.









No dia seguinte, a exposição continuou no galpão, mas no fim do dia aconteceu um evento especial, a soltura das carpas que foram doadas ao lago do jardim japonês do pesqueiro.
Eu já estava ansiosa para conhecer o famoso jardim japonês, e foi a oportunidade perfeita!
O pesqueiro é enorme, então há dois meios de transporte para chegar ao jardim, trenzinho ou teleférico.
Na ida, fomos de trenzinho, puxado por um pequeno trator.





Fiquei sem palavras ao ver o lago do jardim japonês, o paisagismo é muito belo, feito com muito cuidado.
Na verdade, o lago é dividido em duas partes de alturas diferentes, para criar o efeito das cascatas.





Aclimatando os peixes para a soltura...



... carpas sortudas!



Aqui está o pequeno filtro do lago, são 25 metros de comprimento, ali atrás são alguns filtros UV, coisa pequena.



Ao lado do lago havia um grande jardim zen.



Várias sakuras (cerejeiras japonesas) embelezavam os jardins, tivemos sorte de ver a floração, que acontece uma vez ao ano.



Passeamos mais um pouco pelos arredores e depois voltamos de teleférico, que é uma experiência muito boa.
E assim acabou o segundo dia da 1ª Exposição de Nishikigoi Juvenil, com uma vontade de passar mais tempo no pesqueiro para conhecer todas as atrações do local.



Gostaria de agradecer muito pela oportunidade de passar esses dias lá no Pesqueiro e acompanhar a inauguração do evento!

E aqui fica um video do evento produzido no evento por uma equipe de reportagem:



Chantal

Creative Commons LicenseAs fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

0 comentários: