18 agosto 2010

Microdevario kubotai



Cores sob condições de iluminação normais


Nome popular: Rásbora kubotai, Kubota's Microrasbora, Neon Yellow Rasbora
Nome científico: Microdevario kubotai - Kottekat, M. and K.E. Witte, 1999

Sinônimos: Microrasbora kubotai
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia / Tailândia
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.0 - 7.4
Dureza: 5 - 19
Temperatura: 22 - 26º
Tamanho adulto: 2 - 2,5 cm

Alimentação: Onívoro / Aceita bem qualquer tipo de ração. Alimentos vivos como enquitréias, artêmias e daphnia devem ser oferecidos sempre, para manter a saúde e incentivar a reprodução. Recomenda-se ração específica para peixes pequenos pois sua boca é diminuta.

Comportamento: São agitados e inquietos, nadam constantemente em pulinhos, procurando comida e perseguindo companheiros da mesma espécie. Gostam de estar sempre em grupos, por isso o ideal é mantê-los em cardumes com grande quantidade de indivíduos. Preferem a parte superior e média do aquário. Peixes grandes e agitados demais podem intimidá-los.


Cores com flash, para melhor visualização das nadadeiras

Aparência: O corpo é transparente ou levemente amarelado com uma faixa neon esverdeada em todo o comprimento que é mais ou menos notada de acordo com as condições de luz. A região abdominal também é bastante reflexiva, com cintilância verde e amarela. Em algumas condições de iluminação nota-se uma bela iridescência azulada no dorso. As nadadeiras são translúcidas, mas podem adquirir uma leve coloração amarelada quando o peixe está bem adaptado.

Dimorfismo Sexual: Difícil de determinar. Fêmeas costumam ter o ventre maior, principalmente em época de reprodução.


Detalhe da listra neon


Reprodução: Em um aquário específico com bastante plantas, como musgos, e pouca iluminação, ou uma grade de proteção para os ovos no fundo. Aumentar um pouco a temperatura pode incentivar a desova.

A proteção dos ovos com a grade ou plantas é importante pois são peixes disseminadores livres, ou seja, a fêmea libera os ovos na água para serem fertilizados pelo macho logo em seguida e caírem no substrato. Os pais comem os ovos e as crias, devem ser retirados do aquário logo após a desova. Os ovos eclodem entre 12 e 48 horas, os alevinos podem ser alimentados assim que consumirem o saco vitelino e começarem a nadar. Como são muito pequenos o alimento ideal são infusórios, depois da primeira semana já podem comer algo maior, como náuplios de artêmia e microvermes.


Tamanho mínimo do aquário: 40 litros



Configuração do aquário: São encontrados em córregos de águas claras e ricas em oxigênio, então a configuração do aquário tanto pode ser simples, com areia e poucas plantas, quanto um plantado. São uma ótima adição a nanos plantados, por causa de seu tamanho adulto diminuto. Água escura também dá bons resultados, não são peixes exigentes.


Em aquário de água escura com bastante plantas flutuantes



Companheiros ideais: Outros peixes igualmente pacíficos e pequenos. Não podem ser mantidos com peixes grandes o suficiente para intimidá-los ou transformá-los em petisco de luxo



Outras Informações:
Este pode ser considerada uma nova adição ao hobby, e ainda mais nova no Brasil.
Primeiramente foi descrito como Microrasbora kubotai, mas recentemente, em 2009, decidiu-se adicioná-lo ao gênero Microdevario, por acreditarem ser mais próximo aos danios do que às rásboras.
A localidade-tipo deste peixe, ou seja, o local onde foi coletado o espécime-tipo que baseou a descrição do peixe, é um riacho de águas claras na província de Ranong na Tailândia.

Bibliografia consultada:

Aquarium Glaser
Fishbase
Practical Fishkeeping
Wikipedia

Chantal

Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

2 comentários:

Douglas disse...

Novamente, a equipe do Sekai está de parabéns!
Ótimo artigo!

Xylema disse...

Mas é muito lindo! Eu quero agora!!!