01 março 2010

Parambassis ranga




Nome Popular: Peixe-Vidro Indiano, Indian Glassy Fish, Glassfish
Nome Científico: Parambassis ranga, Hamilton, 1822
Família: Ambassidae
Origem: Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Myanmar, Tailândia, Malásia, Camboja e Japão
Sociabilidade: Cardume
pH: 7.0 a 8.0
Temperatura: 20 - 30ºC
Dureza da água: 8 - 20º dH
Tamanho adulto: aproximadamente 8cm

Alimentação: Carnívoro, se quiser incentivar a reprodução e manter seus peixes saudáveis e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Na natureza se alimentam mais de pequenos vermes e crustáceos.

Dimorfismo sexual: O macho apresenta faixas azuladas nas extremidades das nadadeiras anal e dorsal, e o dourado do corpo é mais acentuado que nas fêmeas. Possui também o formato da vesícula gasosa (antiga bexiga natatória) mais afilado que o das fêmeas.

Comportamento: São peixes pacíficos e tímidos, devem ser mantidos com companheiros calmos e de tamanho compatível. Precisam ser mantidos em cardumes para apresentarem seu comportamento natural. É comum observar esporadicamente a ocorrência de disputas por hierarquia, porém são breves e os peixes não chegam a se machucar.

Reprodução: Ovíparo, o aquário para reprodução deve ser mantido em uma temperatura um pouco mais baixa, entre 21 e 24 ºC, mantenha esta temperatura por alguns dias enquanto reforça a alimentação dos peixes com alimento vivo, então, faça uma troca de água onde a água nova venha mais quente (e sem sal), por volta dos 26 a 29ºC. Provavelmente, na manhã seguinte as fêmeas já irão desovar. Elas podem depositar até 200 ovos, eles serão deixados nas plantas. Os ovos eclodem em cerca de 24 horas quando mantidos em temperatura mais alta, após aproximadamente 3 a 4 dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar livremente.

Na natureza se reproduzem na época das chuvas, por isso a necessidade da troca de água e que a nova seja livre de sais. Os pais não comem a cria, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia e infusórios, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário: 65 litros.
Outras informações: Por serem de cardume, não devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento que é incrível, formam cardumes e nadam o tempo todo pelo aquário, inspecionando cada centímetro do território. Definitivamente são ótimos peixes para aquários biótopos, principalmente devido à necessidade da água alcalina e levemente salobra.

A espécie já recebeu vários outros nomes como: Chanda ranga, Ambassis ranga e Pseudambassis ranga. Mas é mais conhecido pelo nome popular que faz alusão à transparência que se pode observar em seu corpo, por isso o "Peixe-vidro Indiano" ou simplesmente "Glassfish", mas esta transparência lhe trouxe muitos problemas.

Por muitos anos estes animais vem sofrendo nas mãos de pessoas inescrupulosas que praticam o tingimento de peixes, devido à coloração - afinal, não é totalmente ausente, eles possuem um brilho dourado e faixas nos machos - dos exemplares, pessoas deste tipo os utilizam para injetar as mais variadas cores e depois vendê-los como se nada tivesse acontecido.

A maioria absoluta dos exemplares morre durante o processo ou logo após, cerca de 80%, os que conseguem sobreviver a tal ato de crueldade acabam perdendo a cor com o tempo e morrem alguns meses depois. Um peixe saudável vive por vários anos e não apenas alguns meses!

Nunca, em hipótese alguma, compre animais tingidos e denuncie quem os vender!!!

*Atenção: os sais que devem ser utilizados para fornecer a água levemente salobra, na qual o peixe melhor vive, são sais marinhos, específicos para este fim, nada de sal de cozinha ou sal grosso!!!


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo site!

Nós lhe convidamos para entrar na comunidade timeblue. Você pode criar seu perfil, colocar o link para o seu site, postar notícias, postar e compartilhar as fotos do seu aquário, dos seus peixes, plantas e corais, criar grupos, se conectar a outros aquaristas e muito mais. Aguardamos a sua presença!

http://timeblue.com/pt-br/

Nós possuímos uma listagem de peixes, plantas e corais, para servirem de referência aos aquaristas. Queremos lhe convidar para contribuir com fotos e informações, inclusive a do peixe-vidro indiano, já que ainda não listamos este, dando-lhe obviamente os devidos créditos. Se tiver interesse por favor entre em contato conosco através do formulário:

http://timeblue.com/pt-br/sobre/contato/

Um abraço da equipe timeblue!