30 janeiro 2010

Farlowella gracilis





Nome Popular: Peixe-galho, Farlowella catfish
Nome Científico: Farlowella gracilis, Regan, 1904
Família: Loricariidae
Origem: América do Sul / Bacias dos Rios Amazonas e Caquetá
Sociabilidade: Harém
pH: 6.0 a 7.0
Temperatura: 22 - 28ºC
Dureza da água: mole
Tamanho adulto: aproximadamente 18cm

Alimentação: Herbívoro, se alimenta principalmente de algas. É importante acrescentar ração à base de vegetais / algas à sua dieta e vegetais frescos para oferecer uma maior variedade de nutrientes.

Dimorfismo sexual: O macho apresentas estruturas, chamadas de odontodes, ao longo do "focinho" que lembram pequenos espinhos, já nas fêmeas isto não ocorre.

Comportamento: São peixes pacíficos com os de outras espécies, mas não mantenham dois machos juntos, eles se tornam agressivos quando o espaço não é suficiente!

Reprodução: Ovíparo, depositam seus ovos em superfícies planas e o macho fica cuidando dos mesmos até que eclodam. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta, após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário: 80 litros.
Outras informações: O gênero "Farlowella" é uma homenagem a um renomado botânico, Wiliam G. Farlow, e o epíteto específico "gracilis" significa delgado / esbelto, uma clara referência ao formato do corpo do animal.

Atenção: Peixe de corpo delicado, cuidado ao manipular! Peixe de couro, não suporta sal na água!!!!


* Esta é a primeira ficha da espécie a ser publicada na Internet em língua portuguesa :)


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada

0 comentários: