04 janeiro 2010

Classificação dos Camarões Red Crystal



Os camarões Red Crystal (Crystal Red Shrimp) ou Red Bee, frutos de uma mutação do camarão Bee descoberta em 1991 pelo criador japonês Hisayasu Suzuki, foram um dos primeiros camarões exóticos e coloridos a serem introduzidos no hobby brasileiro e ainda hoje são os preferidos de muitos entusiastas dos pequenos invertebrados. E não é à toa, o seu comportamento é fascinante e a sua delicadeza torna a criação um desafio, sendo recomendados para aquaristas com mais experiência. Porém, como se não bastasse manter alguns exemplares saudáveis se reproduzindo regularmente, há um sistema de classificação ou graduação dos camarões. Ou sistema de grading, como é conhecido em inglês, de onde deriva a palavra grade que alguns aquaristas brasileiros também usam para se referir às classes.

Black Bee, a forma "original" do Red Crystal.

Este sistema visa os separar em linhagens de diferentes níveis pela qualidade e padronagem da cor. Dependendo da dificuldade em obter e fixar um padrão o seu valor aumenta, chegando a custar milhares de Reais no exterior, especialmente na Ásia. O sistema de classificação ainda é muito subjetivo e cada criador estabelece padrões e nomenclaturas ligeiramente diferentes, tendo tabelas próprias. Esse artigo não visa ser um guia oficial, muito menos definitivo pois as classes sempre sofrem revisões, é apenas um meio de familiarizar os aquaristas com o mundo dos camarões de luxo.

A imagem abaixo explica o sistema básico de classificação:
Clique para ampliar

Cada letra corresponde a um grau de intensidade da cor, sendo que quanto mais branco é o camarão mais nobre ele será. Por exemplo, a diferença entre a SS e a SSS é que o primeiro permite manchas vermelhas no corpo enquanto o segundo permite manchas apenas na região da cabeça, sendo extremamente raros. Desenhos especiais na cabeça, corpo ou cauda recebem nomes cujos significados geralmente são alusões às suas formas e são escolhidos de acordo com a imaginação do criador. As mutações mais interessantes são fixadas por um processo de seleção e logo viram novidades cobiçadas.
A mudança mais recente no sistema de classificação japonês foi a gradual extinção do sistema de classes, começando com as mais baixas, como A, B e C. Estes camarões estão sendo descartados ou vendidos por valores muito baixos para iniciantes, enquanto camarões SSS Mothra (Mosura) chegam a custar mais de R$ 800,00. No Brasil não podemos descartar essa classificação, pois as classes C e B ainda são as mais comuns.

Red Crystal Classe SS Double Hinomaru No-entry Sign

A última novidade que permitiu mudar este sistema no Japão foi um rigoroso trabalho de seleção genética praticamente a partir do zero, visando purificar a genética dos camarões excluindo o gene "Gold", que produzia camarões com mais extensão de branco ou até inteiramente brancos, mas em menor intensidade e com falhas. Os camarões livres de tal gene agora são chamados de Pure Red Line (Linhagem Vermelho Puro) ou Deep Red Line (Linhagem Vermelho Profundo) e são maiores, tem cores extremamente sólidas e vivas, além de ter uma garantia de sempre produzirem crias com ótima coloração. Agora alguns criadores japoneses oferecem uma espécie de pedigree, podendo até fazer testes de DNA para atestar a qualidade dos bichinhos! Naturalmente, toda essa qualidade vem com um preço de acordo.

A imagem abaixo é uma tabela de características especiais dos camarões, que são usadas em conjunto com o sistema de classificação:
Clique para ampliar


Desenhos especiais na cabeça, corpo ou cauda recebem nomes, cujos significados geralmente são alusões às suas formas e são escolhidos de acordo com a imaginação do criador. As mutações mais interessantes são fixadas por um processo de seleção e logo viram novidades cobiçadas.

Nas imagens a seguir vou mostrar cada classe mais a sua característica especial e tentar explicar o porquê de tal classificação:

Classe C - Coloração esparsa, pouco intensa e ausência quase completa de branco.



Classe B - Branco e vermelho distribuídos esparsamente sem nenhuma listra definida.



Classe A - Listras definidas, mas ainda há falhas na coloração.



Classe S - 3 White Band - Como o nome já diz, três listras brancas. Cores bem definidas e sem falhas.



Classe S - 4 White Band - quatro listras brancas bem definidas.



Classe S+ - V-Band - A faixa central se afunila criando uma semalhança com a letra V.


Classe S+ - Tiger Tooth - A faixa central tem um desenho que lembra duas presas, daí vem o
nome "Dente de Tigre".



Classe SS - Hinomaru - Ao invés da faixa central há um círculo. Hinomaru significa "Círculo do Sol" e é um dos nomes da bandeira do Japão. Animais com manchas e cores que se assemelham ao Hinomaru são muito apreciados pelos japoneses.



Classe SS - Double Hinomaru - "Hinomaru duplo", as faixas central e próxima à cauda são círculos.



Classe SS - Hinomaru No-Entry Sign - É como o Hinomaru tradicional, mas ao invés de um círculo perfeito há um círculo cortado por uma linha branca que se assemelha a uma placa de "Proibida a Entrada", como esta: imagem.


Classe SS - Double Hinomaru No-Entry Sign - Como o Hinomaru Duplo, mas com o círculo central cortado por uma faixa branca.



Classe SS - Maro - Novidade que recebeu o nome de seu criador. O Maro tem dois pequenos círculos brancos lado a lado na cabeça e apenas uma mancha redonda no corpo, próxima à cauda.


Classe SSS - Mothra + Crown - Também conhecido como Mosura, o que é apenas uma adaptação fonética ao alfabeto ocidental. O seu criador deu este nome pois é fã dessa personagem dos filmes de monstro que contracena com o Godzila. Mothra é uma mariposa gigante, mas fica difícil descobrir qual a semelhança entre o camarão e isso aqui: Mothra
Esta característica deve vir acompanhada da cauda estilo "Fan". Existem dois tipos de Mothra, esta é a Crown (Coroa), a mancha vermelha toma a lateral da cabeça do camarão.



Classe SSS - Mothra + Flower - A mancha vermelha na lateral da cabeça se assemelha a uma flor, segundo o criador. Para conseguir distinguir facilmente entre Crown e Flower: Crown toma a lateral do camarão uniformemente e Flower tem falhas.
Os Mothra costumam atingir os mais altos valores de venda, de acordo com várias características que podem os valorizar ainda mais.



Golden - Totalmente brancos e puxados levemente para o amarelo, o que dá uma aparência dourada. A cor mais amarelada se dá por possuírem genes de Red Crystal.



Red Ruby - Agora que a corrida para conseguir camarões 100% brancos já acabou, começou a corrida para conseguir exemplares cada vez mais vermelhos. Os criadores trabalham intensivamente para tirar qualquer mancha branca, mas o máximo que conseguiram até agora foi um vermelho liso com uma pequena mancha branca no fim da cauda. As patas e outros detalhes do corpo que costumavam ser transparentes ou brancas agora devem ser vermelhos.



Red Wine - Essa nova cor promete ser a próxima tendência entre os criadores e aficcionados. É uma nova mutação que deixa o tom do vermelho muito mais escuro e intenso, por isso o nome "Vermelho Vinho". Os camarões Red Wine podem ser quase totalmente vermelhos ou ter padrões de manchas brancas como o vermelho tradiconal. Uma fêmea com a nova coloração chega a custar R$ 3.300,00!

Na Ásia, a corrida para novos padrões e mutações nunca acaba, os criadores competem entre si para ver quem consegue o camarão mais inusitado ou com a coloração mais sólida. Embora todos esses camarões ainda estejam longe do alcance da maioria não custa nada sonhar com o dia em que o aprimoramento da padronagem dos Red Crystal seja tão difundida no Brasil quanto o trabalho feito com Guppies, Bettas, Discos e demais espécies populares, permitindo que todos tenham acesso a esta empolgante vertente do hobby!

Por causa disso este artigo não vai ficar parado no tempo, assim que novidades forem fixadas serão feitas atualizações!

Atualizado em 22/03/2012
Este artigo também está publicado na revista Aquamagazine #14.

Tonina Forest

Creative Commons License
As fotografias, ilustrações e textos desta página estão licenciados sob uma Licença Creative Commons
Para utilização de qualquer material do Sekai Scaping é necessária uma autorização prévia via E-Mail. Também é necessário creditar o nome do autor e acrescentar um link para o post original.

5 comentários:

Seiti disse...

Curti esse artigo, comecei a se interessar por red quando resolvi criar um nano mas não pensava que houvesse tal variação. Ah seria legal tb algum artigo sobre como criar

Douglas disse...

Não entendo o porque da vontade de deixar o bicho todo branco, ou todo vermelho... (além do lucro...)

Eu acho os vermelhos-transparentes-e-brancos, sem nenhum padrão inventado, mais bonitos.

Existe alguma consequencia ecologica que possa decorrer dessa mutação???

Parabéns pelo Blog!!!

Minoru Nagayama disse...

Muito bom! Parabéns! Muito obrigado pela citação!

Espero que muito em breve tenhamos no Brasil muitos Red Crystal que sigam os padrões internacionais.

Douglas, os Red Crystal são como os guppys ou kinguios. Ninguém quer guppy cinza e sem cauda e nem kinguio magrinho.

Todos animais de um aquário precisam ter um padrão de cores e formatos constantes, senão fica difícil para um aquarista comum saber se está comprando um gato ou uma lebre.

Marcelo Paredes disse...

Parabéns pelo artigo.
Ainda não havia visto um tão completo e com detalhes como esses.
Realmente a criação deles é um desafio e muito estimulante pois podem ser criados em nanos bem pequenos mas necessitam de cuidados especiais.
Atualmente tenho os Red Crystal grade 'B' e os Red Cherry.
Gostaria de ver outro artigo que mostre as variedades de outros camarões asiaticos como os Sulawesis.
Abs

Christiano Corrêa disse...

Barbaridade!! Agradeço o artigo porque esclareceu diversas dúvidas em relação à grade.
Além do conteúdo textual, adorei as ilustrações...