16 agosto 2009

Aspidoras pauciradiatus



Nome popular: Aspidora anã
Nome científico:
Aspidoras pauciradiatus

Família: Callichthyidae - Sub-família Corydoradinae
Origem: Brasil / Bacia do Rio Araguaia
Sociabilidade:
Cardume
pH:
6.0 - 7.2
Dureza: 2º-12º
H
Temperatura:
22-25º
Tamanho adulto: 4 cm

Alimentação: Onívoro / Aceita qualquer tipo de ração, é recomendável alimentar com rações tablete / pastilha específicas para peixes de fundo. Aceita bem alimentos vivos, como náuplios de artêmia.

Comportamento:
Moderadamente tímidos, não gostam de companheiros de aquário grandes, manter em cardumes. Nadam pelo aquário todo, preferindo ficar mais próximos ao fundo.

Dimorfismo Sexual: Fêmeas são maiores e mais escuras.

Reprodução:
Em grupo. De difícil reprodução, mas já documentada em aquários. Coloque pelo menos 6 peixes em um aquário médio, com vegetação densa, como musgo de java, Microsorum pteropus. A desova é semelhante à das Corydora, poucos ovos aderidos a plantas ou o vidro do aquário. Alimente os recém-nascidos com náuplios de artêmia, microvermes, etc. Os jovens crescem lentamente e tem a caudal maior e de cor totalmente preta, que mudará na idade adulta.

Tamanho mínimo do aquário: 40 litros

Configuração do aquário:
Bem plantado com abrigos. Propiciar leve correnteza é benéfico.

Companheiros ideais:
Outros peixes pequenos e pacíficos, caramujos e pequenos camarões. Não devem ser mantidos com qualquer peixe grande o suficiente para intimidá-los, ou os tranformarem em petisco de luxo.

Outras Informações:
O que mais chama a atenção na espécie é o tamanho, minúsculos e delicados, são ótimos peixes para nano aquários. São bastante ativos, nadando pelo aquário todo quando se sentem bem adaptadas.
As Aspidoras são facilmente confundidas com Corydoras, mas diferenciam-se deste gênero pela forma do corpo, mais comprida e com o ventre "abaulado". E pelo crânio, as Corydoras tem apenas uma abertura no topo do crânio enquanto as Aspidoras tem duas. A espécie A. pauciradiatus se diferencia das congêneras pois é a única que tem 6 raios moles na nadadeira dorsal, enquanto as outras espécies tem 7 raios.

Peixe de couro, não usar sal (ver aqui o porquê) e derivados de cobre no aquário, nunca!

Bibliografia consultada
:

0 comentários: