09 julho 2009

Phyllanthus fluitans



Folhas de vários tons


Flor rosada


Visão lateral


Folha nova



Nome científico: Phyllanthus fluitans
Nome comum: Orelha-de-onça; Red Root Floater
Temperatura: 20 a 31ºC
Origem: Continente Americano / México; Brasil; Paraguai; Peru
Taxa de crescimento: Rápido
Posicionamento no aquário: Flutuante
Tamanho: Altura de 1 a 2 cm
Dificuldade: Fácil
Iluminação: Forte
pH: 5,5 a 8,0

Comentários:

Foram realizados estudos baseados em análise de DNA visando reconhecer se as famílias de angiospermas (plantas com flores) constituiriam grupos monofiléticos e estes estudos mostraram que nenhuma evidência molecular sustenta Euphorbiaceae como uma família única.

Nos anos de 2002 e 2003 esta família foi dividida em três e em 2006, foi finalmente dividida em cinco famílias diferentes através de dados moleculares e morfológicos: Euphorbiaceae; Pandaceae; Phyllanthaceae; Picrodendraceae e Putranjivaceae.

Phyllanthaceae, a família correta de Phyllanthus fluitans, é pantropical e abrange cerca de 60 gêneros e 2000 espécies. No Brasil ela está representada por um gênero introduzido (Breynia) e 14 gêneros nativos, entre eles o Phyllanthus. Deste gênero a única espécie aquática é Phyllanthus fluitans.

Embora viva em uma ampla faixa de pH se desenvolve melhor em águas mais ácidas e moles, outro fator importante é que a água deve ser pouco movimentada. Quando na presença de iluminação forte a planta muda da coloração verde para um belo avermelhado / castanho com detalhes amarelados.

Ao receber as condições ideais para o crescimento ela se desenvolve muito rápido e deve-se tomar o cuidado de retirar o excesso para que não se crie sombras que prejudiquem as plantas submersas do aquário. Fica ótima em aquários que representem o Pantanal ou Rio Negro, pois, além de possuir formato e coloração diferentes das demais flutuantes, esta espécie é encontrada em ambos os locais, dando mais fidelidade ao tema do aquário.

Quando bem adaptada desenvolve longas raízes avermelhadas (vem daí a origem do nome americano - Red Root Floater) que são úteis para reter sedimentos em suspensão e nutrientes, além de servir como refúgio para alevinos e peixes menores.


O motivo do nome americano (Red Root Floater)

Se reproduz também por runners e apresenta diminutas flores brancas - com leves tons rosados, de enorme beleza, que atraem pequenos insetos.





É uma ótima planta para aquários e tanques maiores, apenas tome cuidado para não tomarem conta de toda a superfície, caso não seja este o seu objetivo ao introduzí-la. Possui também uma película protetora para repelir a água de suas folhas.


Detalhe da película protetora da folha contra a água


Gota de água sobre uma folha de Phyllanthus

Em relação aos cuidados com os nutrientes, é sempre recomendado manter certo nível de nitratos (cerca de 10 ppm) e fosfatos (cerca de 1 ppm), uma dose alta de ferro e outros micronutrientes é bem vinda e essencial para a saúde da planta, se mantida em água com baixa concentração de ferro esta planta não irá prosperar tão vigorosamente quanto normalmente o faria.

Quanto mais luz forte, mais a planta agradece! Durante uma semana chuvosa por aqui as plantas que estavam ao ar livre começaram a soltar folhas "estioladas", apenas depois de recolhê-las e deixar sob iluminação artifical forte que voltaram ao normal, aproveitaram também para desenvolver lindas flores brancas com tons rosados.


Flores depois de dias de iluminação intensa

Apresar de ocorrer no Brasil, não é muito comum entre os aquaristas. As minhas ganhei de um grande amigo - também aquarista - que as mantém já faz certo tempo e devo dizer que deram um belo efeito nos aquários daqui de casa!


Cinthia Emerich

* Esta é a primeira ficha da espécie a ser publicada na Internet em língua portuguesa :)

Bibliografia consultada:

1 comentários:

Igor Zimovski disse...

acho essa planta muito interessante, mas eu não consigo acha-la, alguém saberia onde posso encontrar?
obrigado
Igor