14 junho 2009

Hyphessobrycon flammeus








Nome popular: Engraçadinho, Flame Tetra
Nome científico: Hyphessobrycon flammeus, Myers, 1924
Família: Characidae
Origem: Brasil / Região do estado do Rio de Janeiro
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.0 a 7.0
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: Mole
Tamanho adulto: 4 a 5 cm
Alimentação: Onívoro, come de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, etc. Na natureza se alimenta de vermes, pequenos crustáceos e material vegetal, por isso, também é importante adicionar ração a base de vegetais / algas à sua dieta.
Dimorfismo sexual: O macho é menor, possui as cores mais vivas e o ventre mais magro, retilíneo. Já a fêmea é o contrário, maior, coloração um pouco mais pálida e ventre volumoso, roliço, principalmente em época de desova.
Comportamento: São peixes territoriais apenas com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. Em aquários comunitários dificilmente chegam a atacar / estressar outros peixes. O mais comum é ver os machos disputando entre si a hierarquia do grupo.
Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 48 - 72 horas quando mantidos em temperatura mais alta, após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie e a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.
É recomendado o uso de filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho do aquário: 50 litros
Outras informações: Por serem de cardume, os flammeus não devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento que é incrível, formam cardumes coesos e nadam o tempo todo pelo aquário inspecionando cada centímetro do território. Definitivamente são ótimos peixes para plantados.


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada

1 comentários:

Anônimo disse...

Fotos indisponiveis