18 junho 2009

Hyphessobrycon elachys

Macho


Fêmea



Pequeno cardume com machos e fêmeas.


Nome popular: Tetra Kaiser
Nome científico:
Hyphessobrycon elachys

Família: Characidae
Origem: América do Sul / Bacia do Rio Paraguai
Sociabilidade:
Cardume
pH:
6.0-7.2
Temperatura:
24-27º
Tamanho adulto: 2 cm
Alimentação: Onívoro / Aceita qualquer tipo de ração desde que em pedaços pequenos o suficiente para caber em sua boca, recomenda-se ração específica para peixes pequenos. É recomendado também complemento com alimentos vivos, como daphnias e enquitréias.
Dimorfismo Sexual:
Machos tem as nadadeiras dorsal e pélvicas mais compridas e afiladas com as pontas brancas. São maiores e tem uma nítida "corcova". Fêmeas tem o corpo mais arredondado e o ventre mais volumoso, também tem a ponta das nadadeiras brancas, mas com menos intensidade.
Comportamento:
São ótimos cardumeiros e bastante ativos, mas são sensíveis a manipulação e stress, frequentemente "surtando" quando ameaçados. Observei este comportamento depois de levar muitos sustos ao tentar capturá-los com a rede. Repentinamente o peixe começa a rodopiar e se deita no fundo do aquário. Pouco tempo depois ele volta a nadar normalmente com o cardume. Quando em cardume de número adequado, no mínimo 10 peixes, não são peixes tímidos e se atiçam quando o aquarista chega perto do aquário com o potinho amarelo, atacando vorazmente a comida.
Reprodução:
Em casais / Sem muitas informações sobre a reprodução em cativeiro, o ideal é proceder como com os outros Caracídeos, em aquários bem plantados com água escura e pouca iluminação.
Tamanho mínimo do aquário:
40 litros
Plantado:
Recomendado / Nadam em cardume e são ótimos para nanos.
Outras Informações:
O H. elachys não é difícil de encontrar no mercado nacional, mas é pouco valorizado por sua falta de cores vibrantes, que é totalmente compensada pela sua elegância e diminuto tamanho. Machos e fêmeas tem reflexos azuis e amarelos no olho e tem as manchas brancas e preta na cauda. O corpo é coberto por escamas reflexivas, o que confere à espécie um delicado brilho prateado.

Fontes:
Fishbase
BSWW

Chantal

6 comentários:

Unknown disse...

Conhecem alguem que os tenha para vender?
Abraços

Elvis Araujo disse...

Fiquei interessado nele como alimento para Ciclideos. Tenho um Agua com 4 oscar e procuro um alimento vivo mais barato.
Aguardo sugestões.

Abraço xD

Anônimo disse...

conheco como LIPS, mais barato 10 cents cada.
ja vi cobrarem 30, mas nao vale, porque sempre vem pequenos.

Sekai Scaping disse...

miron, como todo peixe coletado, eles aparecem nas lojas sazonalmente. É questão de procurar, em especial na época do começo do ano, quando começa o verão e chegam muitos peixes coletados nas lojas.

Elvis, piadinha de gosto duvidoso hein hehehe...
Esses peixes não devem ser usados como alimento vivo, principalmente por serem animais coletados, o que é totalmente anti-ecológico e anti-higiênico (eles podem trazer diversas doenças). Isso vale para qualquer peixe coletado.

Prefira animais criados em cativeiro como alimento vivo.

Anônimo, opa, me diga aonde você achou que eu quero comprar...
"lip" é um nome genérico para descrever qualquer tetra prateado, existem inúmeras espécies comercializadas como lips. Você pode ter visto um peixe semelhante ao elachys, existem muitos tetras que quando jovens podem ser confundidos com ele.
Mas nenhum fica tão pequeno ou tão belo.
Pode ser possível encontrar um ou outro elachys em meio a peixes "feeder", mas duvido muito que estejam vendendo somente eles como "lips".

Lula Ribeiro disse...

Comprei um elachys aqui no Rio de Janeiro, numa loja em que ele era o único da espécie. Ninguém ali sabia que peixe era e o dono me disse que tinha vindo com neons negros. Agora preciso de companhia para eles. Abraços

Unknown disse...

Eu crio e vendo