03 maio 2009

Neritina virginea





Nome popular: Neritina
Nome científico: Neritina virginea
Família: Neritidae
Origem: Continente Americano
Sociabilidade: Grupo
pH: 7.0 a 8.0
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: Dura
Tamanho adulto: 1,5 a 2 cm
Alimentação: herbívoro - plantas em decomposição e algas, principalmente as diatomáceas.
Dimorfismo sexual: Dióico - existe o macho e a fêmea, ela possui dois gonoporos, 1 para a saída dos ovos e outro para a entrada do espermatozóide
Comportamento: Pacífico
Reprodução: Os espécimes acima de 5 mm de tamanho já são considerados adultos e a partir dos 8 meses de vida, aproximadamente 6mm, a fêmea já começa a desovar.

As cápsulas dos ovos são depositadas em qualquer substrato disponível tal como madeira, conchas de moluscos, rochas, mas principalmente em folhas caídas de Rhizophora mangle. Elas são brancas assim que depositadas e vão se tornando amareladas conforme o desenvolvimento ocorre, podem ser circulares ou ovais e medem cerca de 1mm de diâmetro. A superfície que estiver em contato com o substrato é plana, enquanto a superfície livre é convexa, as cápsulas sempre possuem grânulos de areia em sua composição.

As fêmeas depositam várias cápsulas por vez, elas ficam fortemente fixadas e o período que vai desde a desova até a eclosão dos ovos demora cerca de 12 dias. Os filhotes já nascem miniaturas dos pais.

Na natureza o período de desova ocorre durante as secas, o que corresponde de Julho a Dezembro no Brasil, desovas em época de chuvas também ocorrem, porém, com uma frequência muito menor.

Tamanho mínimo do aquário: 20 litros
Outras Informações: Pesquisadores já encontraram essa espécie em rios e estuários, apesar de ser encontrada com mais frequência nestes últimos, se adapta bem à água doce quando adulta, por se alimentar de material vegetal em decomposição acaba fazendo parte importante na reciclagem de nutrientes. Quando em aquários, utilizam troncos, rochas, plantas de folhas mais resistentes e até mesmo o vidro para depositar seus ovos, muitos brincam que o aquário "está com ictio" quando essas desovas ocorrem.

Existem diversas variedades de padrões das conchas, desde as mais amareladas até as vermelhas bem escuras, seguem alguns exemplos:












Cinthia Emerich

Bibliografia consultada:
Notes on the reproduction of Neritina virginea (Linnaeus, 1758) in northeast Brazil (Mollusca: Gastropoda: Neritidae)

0 comentários: