24 maio 2009

Crossocheilus siamensis







Nome popular: Comedor de Algas Siamês, CAS
Nome científico: Crossocheilus siamensis, Simth, 1931
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia / Bacia dos rios Mekong, Chao Phraya e Xe Bangfai
Sociabilidade: Grupos
pH: 6.5 a 8.0
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: Mole
Tamanho adulto: 16 cm
Alimentação: Onívoro. Se alimenta de algas, peri e fitoplâncton. É o único peixe conhecido que se alimenta de algas vermelhas. Oferecer rações específicas para peixes de fundo, à base de algas e também alimentos vivos pelo menos uma vez por semana.
Dimorfismo sexual: A fêmea é um pouco maior e possui o ventre mais roliço
Comportamento: Pacífico com os outros habitantes, é um nadador ativo e rápido que vive melhor em cardumes, mas pode vier tranquilamente em casais ou até mesmo sozinho. É um ótimo saltador então deve ser mantido em aquários tampados.
Reprodução: Ovíparo. Na natureza vai para as áreas alagadas pelas cheias para desovar, em aquários são raros os relatos de reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 100 litros
Outras informações: Por ser um peixe que cresce bastante não é recomendado para aquários com menos de 100 litros, muitas pessoas compram achando que o peixe vai crescer de acordo com o tamanho do aquário, mas isto não passa de um grande erro, apenas adquira um peixe desses se possuir um aquário grande que o comporte. Na natureza vive em águas com fortes correntezas, por isso é importante que a oxigenação da água do aquário seja alta. Podem viver por mais de 10 anos, então se prepare para desfrutar de sua companhia por um longo período!


Cinthia Emerich

Bibliografia consultada

1 comentários:

Anônimo disse...

Fotos indisponiveis