21 abril 2009

Jack Dempsey Azul





Nome popular: Jack Dempsey Azul / Jack Dempsey Neon Blue 
Família: Cichlidae
Origem: América Central e do Norte
Sociabilidade: Sozinho / Casal
pH: 7.0 - 8.0
Dureza: 9 - 20 dH
Temperatura: 20 - 30º
Tamanho adulto: 15 a 25 cm
Alimentação: Onívoro / Aceita qualquer tipo de ração, com preferência por rações específicas para ciclídeos americanos. Aceita bem alimento vivo de qualquer tipo, é predador e são encontrados na sua alimentação natural peixes, crustáceos, vermes e insetos.

Dimorfismo Sexual: Muito difícil, há um mito de que machos possuem uma linha vermelha na barbatana dorsal, mas ambos os sexos podem apresentar esta característica. Machos costumam ficar maiores, o que só aparece mais tarde.
Outro método discutível diz que a fêmea tem mais azul no opérculo.
Nos dempseys selvagens, a fêmea é mais escura e bem menor, já nos azuis, a diferença é muito mais sutil.
O método mais preciso é o venting, que deriva de vent (em português papila genital), que fica entre o ânus e a nadadeira anal. Este site explica como fazer, com fotos: Venting

Comportamento: O Jack Dempsey selvagem (Rocio octofasciata ) tem o comportamento moderadamente agressivo, sendo muito territorial com machos da mesma espécie e tolerante com outros companheiros de aquário, desde que não sejam introduzidos depois do peixe ter formado um território.
Já o Dempsey Azul é um pouco mais difícil de determinar, podem ser muito menos agressivos ou tão agressivos quanto o selvagem. Por serem ciclídeos, e com porte considerável, sempre recomendo cautela com os companheiros de aquário.
É interessante oferecer tocas e abrigos, como vasos de barro, ou troncos.

Reprodução: Em casal, quanto maior o aquário melhor pois o macho pode ser tornar agressivo com a fêmea. A desova é em locais abertos, depois de cavar o substrato.
Agora você vai saber porque o Dempsey Azul é um peixe relativamente caro. Se cruzarmos dois D.Azul não vamos obter nada, ou crias que morrem facilmente. Então devemos pegar uma fêmea D.selvagem e cruzar com um macho D.Azul, a cria obtida terá o gene azul recessivo. Pegue uma fêmea desta cria e cruze com um macho D.Azul, assim 25% da cria nascerá azul. Porque uma fêmea selvagem e um macho azul? Porque os D.Azul geralmente são menos agressivos, então um macho selvagem poderia fazer um senhor estrago em uma fêmea azul.
Se for experimentar a criação, proceda com cautela e evite ao máximo cruzamentos consanguíneos.

Tamanho mínimo do aquário: 200 litros - 100cm / Monoespécie individual ou casal.
Plantado: Não Recomendado / Cavadores.
Longevidade: 8 a 10 anos.
Outras Informações: Cuidado ao comprar, a genética deles está muito comprometida e é fácil achar exemplares com deformações e problemas sérios de saúde, um exemplo é esse aqui: FOTO

Este peixe causa as mais acaloradas discussões em fóruns pois o seu passado é cheio de mistérios, não se sabe se é um híbrido ou uma mutação de cor natural. Já foram feitos testes de DNA, mas não foram conclusivos. Já li duas histórias sobre sua origem, uma delas conta que um aquarista hibridizou três espécies para obter o Dempsey Azul, a outra conta que um aquarista os descobriu por acidente no meio de uma ninhada de Dempsey selvagem, vocês podem encontrar muito material sobre isso nas minhas fontes, a maioria em inglês.
Particularmente, acho que são híbridos, há muita variação entre os exemplares, e até dois "tipos" diferentes, um deles com o focinho mais arredondado, barbatanas mais compridas e um tom azul muito mais sólido, como este: FOTO.
E outro com o focinho mais comprido, como os espécimes selvagens, e mais manchas pretas, como o meu garoto:


Fontes:

Fishbase - Dempsey selvagem
Cichlid Forum - Dempsey azul
Aquahobby - Dempsey azul
All Things Dempsey - Híbrido ou Não?
The Jack Dempsey - Dempsey Selvagem
EBJD Breeding- Reproduzindo o Dempsey Azul


Chantal

6 comentários:

Leandro Machado disse...

Olá ! Temos um Jack Dempsey Azul com aprox. 2anos. Recentemente arriscamos comprar um outro peixe da mesma espécie (porem acredito que seja do tipo selvagem e não azul) bem menor que ele. Eles estão se dando MUITO bem..somente nos primeiros dias se estranharam um pouco... mas agora o comportamento deles mudou ... eles estão fazendo BURACOS no aquário... Nosso aquário pequeno (72litros)..e colocamos areia(brita fininha) ao invés de cascalho e também uma casinha (ponte) e eles ADORAM ficar lá dentro... cavando com a boca... Gostaria de saber se essa mudança de comportamento dele pode significar que temos um CASAL.
E se for isso, gostaríamos de receber dicas sobre procriação da espécie.
Abraços Patricia e Leandro

Algumas fotos :
http://pets.webshots.com/album/578319864EGCyxE

Jean disse...

O Jack Dempsey Azul pode chegar aos 30 centímetros, meu amigo Phelipe Reis do FA, tem um de 3 anos, com 27 centímetros e que ainda tá crescendo, pra mim o aquário minimo tem de ter 300 litros, essa sugestão de 150 litros é uma tortura para esse peixe.

Sekai Scaping disse...

Jean, você leu com atenção? Foi indicado um aquário de 200 litros, não 150. Ou 100cm no mínimo para um peixe.
O tamanho que passei é para peixes com tamanho de 15-20cm como está escrito na ficha. ;-)
Obviamente, para um peixe de 30cm o aquário deve ser maior.
Nem todos os Jack Dempsey Blue chegam a 30cm, o tamanho médio dele em muitas fontes é considerado entre 15 e 20 cm.
Sendo um peixe provavelmente híbrido, variações ocorrem, assim como alguns atingirem tamanhos maiores.
Inclusive, me baseei no meu peixe, que tem 5 anos e entre 15 e 20cm.

Anônimo disse...

Se eu pegar um Azul macho cruzar com um comum femea e depois pegar uma femea azul desse cruzamento e cruzar com comum dará algo?

Fredmotoboy83 disse...

Oi sempre gostei desce peixe tenho aquario a mais de 15 anos nunca consegui manter vivo no meu aquario comunitario eles sempre morrem vendo sua materia acho q pode ser da genetica deles o que eu faço para comprar um bom devo compra ja grande com mais de 10 centimetros?

Matheus Lucas disse...

Oque vcs acham ainda estou com essa dúvida a variação BLUE ela é seleção genética dada por uma mutação ou foi hibridizado ? E pq tem uns Jack Dempsey BLUE que sas verdes em vez de azul ?